terça-feira, junho 29, 2004

UM BRASIL DE CONTRASTES.

De fé e desesperança. De fartura e fome. De solidariedade e corrupção. De miscigenação e preconceito. De criatividade e analfabetismo. De tantos extremos...

Ontem, lendo a coluna do polêmico Diogo Mainardi (como ele gosta de ser lembrado), fiquei refletindo a respeito da impressão que nosso Brasil causa aos estrangeiros. Segundo Mainardi, que coleciona dados e informações de personalidades que visitaram o Brasil, Einstein em 1.925, julgou-nos tolos e amolecidos pelo clima tropical, resumiu nossa mistura de raças a uma germinação vegetal, " gerados espontaneamente, como plantas, subjugados pelo calor".
Realmente muitos turistas aqui chegam para ver nossa exótica flora amazônica, desfrutar de ensolaradas praias selvagens da região Norte/Nordeste ou assistir a orgia da nossa maior festa popular no Rio, pouco sabem sobre o quinto maior país do mundo com seus 8,5 milhões de km quadrados e seus 170 milhões de habitantes. Uma imagem turística que insistimos em manter e agora ainda mais distorcida pela repercussão da marginalidade.
Eventos como este (UNCTAD), feiras internacionais, entre outros (relacionados a educação, urbanismo, economia, comércio e indústria), podem iniciar uma pequena transformação em nossa imagem no exterior. Pois além do potencial turístico, o Brasil também é um país que trabalha e sobrevive com todo este gigantismo de maneira corajosa e civilizada, apesar de submetido aos obstáculos criados pelos países ricos, que no fundo temem o seu desenvolvimento e sua independência econômica.

GLOBALIZAÇÃO SIM, MAS PRESERVANDO OS INTERESSES DA NAÇÃO.

Nenhum comentário: