sexta-feira, junho 25, 2004

PROJETO APRENDIZ

A Cidade Escola Aprendiz é um laboratório de pedagogia comunitária que realiza a experiência do bairro-escola, dedicada ao aprimoramento simultâneo da comunidade e da educação.
O objetivo é integrar escola e comunidade, compondo uma vivência única de aprendizado - praças, ateliês, lojas, livrarias, oficinas, estúdios, becos, cafés transformam-se em salas de aulas informais sintonizadas com os currículos escolares. A Unesco considerou a experiência do bairro-escola um modelo mundial de educação.
Fundada em 1997 pelo jornalista Gilberto Dimenstein, a Cidade Escola Aprendiz, instalada na Vila Madalena, em São Paulo, começou como um site, com uma redação-escola para alunos de escolas públicas e privadas, que se propunha à disseminação de temas relacionados à educação para a cidadania o Site Aprendiz
que existe até hoje, é considerado uma referencia de educação na internet.
Com o passar dos anos, a própria maneira com que as reportagens do site eram feitas, envolvendo jovens e profissionais de diversas áreas na construção do conhecimento, deu origem aos mais de 10 programas que fazem parte da Cidade Escola Aprendiz. Desde o início, fomos orientados pela convicção de que o indivíduo deve ser produtor de conhecimento, de que os currículos escolares deveriam ter significado na vida do estudante e de que, sem a participação da comunidade, a escola não conseguiria se adaptar às demandas da sociedade da informação, que exigem aprendizagem permanente. Também estávamos convencidos de que, sem o envolvimento comunitário, a cidade de São Paulo não conseguiria escapar da deterioração social, simbolizada pelo descontrole da violência. Daí que, para nós, o bairro-escola ajuda a construir uma escola mais eficiente e uma cidade mais acolhedora e humana.

Para desenvolver uma comunidade educativa são experimentados programas de arte, meio-ambiente, esporte, comunicação, tecnologia e geração de renda, numa construção de parcerias que compõem redes de aprendizado. Cada programa é uma experiência a ser disseminada com o poder público federal, estadual e municipal, além de entidades não-governamentais. Em 2002, cerca de 15 mil pessoas, de todas as idades e níveis de renda, participaram dos programas de longa duração, oficinas e eventos realizados.

SITE APRENDIZ - Revista eletrônica produzida por jovens com reportagens sobre educação, cidadania e trabalho, considerada hoje referência por profissionais dá área de educação.

EXPRESSÕES DIGITAIS - Estudantes aprendem Língua Portuguesa por meio da leitura crítica de jornais, revistas e da produção de fanzines.

OLDNET - Jovens ensinam idosos a navegar na Internet, compartilhando com eles suas experiências por meio da informática.

INCUBADORA - Programa que tem como objetivo apoiar a inserção do jovem no mercado de trabalho e criar oportunidades concretas de atuação.

ESCOLA DA RUA - Núcleo que desenvolve atividades em arte-educação, por meio dos seguintes projetos:

• BECO ESCOLA - Grafiteiros ensinam suas técnicas e debatem a melhoria do espaço urbano com jovens aprendizes.

• ESCOLA NA PRAÇA - Atividades de recreação educativa com crianças, realizadas na Praça Aprendiz das Letras, espaço abandonado que foi revitalizado pela Cidade Escola Aprendiz.

• AGENTES DA CIDADE - Atividades culturais e oficinas que conscientizam e capacitam jovens a intervir no espaço urbano por meio da arte e paisagismo.

HISTÓRIAS DE VIDA - Jovens desenvolvem páginas pessoais na Internet, conectando a história de suas vidas a momentos da História do Brasil e do mundo.

CAFÉ.APRENDIZ - Local de encontro para uma boa refeição e cybercafé pedagógico. Os recursos gerados contribuem para a sustentabilidade financeira da Cidade Escola Aprendiz.

APRENDIZ COMGÁS - Estudantes são capacitados para desenvolver projetos sociais com foco em comunicação, meio ambiente e saúde.

Cidade Escola Aprendiz
R Belmiro Braga 146 Vila Madalena
São Paulo, SP aprendiz@uol.com.br Tel: (11) 3813-7719

Café.Aprendiz
Rua Belmiro Braga, 186 - Vila Madalena - SP
cafeaprendiz@uol.com.br Tel: 3819-1035

Nenhum comentário: