terça-feira, junho 22, 2004

CRIATIVIDADE E VONTADE DE AJUDAR MOVEM AS AÇÕES DAS EMPRESAS DE POUCO CAPITAL.

A grandeza está no espírito: Atitudes de pequenas e médias empresas
Palestrantes
_Andrea Aun : Integration
_Carlos Alberto Amaro : Beijinho Doce
_Lilian Vacaro : RL Sistemas de Higiene
_Luiz Amorim dos Santos : Açougue Cultural T-Bone
_Ricardo Garrido : Bar Pirajá
Moderador _Arnaldo Comin : Meio & Mensagem

O sétimo painel do Com:Atitude foi aberto por Andrea Aun, Sócia-diretora do Núcleo de Mercado de Consultoria da Integration, empresa que tem como eixo norteador de suas atividades a missão de realizar mudanças e deixar uma herança positiva à sociedade. Para isso, a Integration conta com uma política de responsabilidade social voltada, principalmente, para os colaboradores e para instituições sociais que precisam de seus serviços. Junto ao público interno, a empresa busca um constante processo de educação e capacitação no sentido de enraizar em todos sentimentos de ética e coerência, fazendo com que a responsabilidade individual seja o primeiro passo para o atingimento da missão da Integration. Esta iniciativa viabiliza que a empresa ofereça seus serviços a instituições sociais como a Endeavor, uma ONG que apóia o empreendedorismo no Brasil. Andrea explica que a parceria é mais do que adequada, pois faz parte da razão de ser da consultoria, ajudando a formar empresas de sucesso no país.
Ricardo Garrido, Sócio-diretor da Companhia Tradicional de Comércio, apresentou a atuação na área cultural de seus três bares - Original, Pirajá e Astor - e das Pizzarias Bráz. Segundo ele, ao entrar neste mercado extremamente competitivo, logo observou que seria necessário ter um diferencial que fosse focado no relacionamento com os clientes, buscando fidelizar seu público e, por conseqüência, perenizar seu negócio. Aos poucos, foi percebendo que dentro de cada espaço havia nichos temáticos passíveis de serem trabalhados com o interesse dos diferentes públicos. No Pirajá, bar que tem relação com a cultura boêmia, o foco ficou em ações que valorizassem e rememorassem bares antigos, personagens e receitas características, como eventos de samba com músicos cariocas. Nas Pizzarias Bráz, o trabalho é todo voltado para a história e cultura da pizza, com ações de cunho gastronômico e cultural, como o apoio à publicação do livro “Bráz Pizza Paulistana”, que trata da colonização italiana em São Paulo. No Astor, a tradição boêmia das década de 50 e 60 justifica o apoio a jovens cantoras paulistanas e peças de teatro. Para Ricardo, uma das premissas para a atuação na área cultural é estabelecer parcerias com outras empresas, como as de sua rede de fornecedores, para potencializar as ações e possibilitar maior retorno às marcas.
Lilian Vacaro, responsável pela área de Responsabilidade Social da RL Sistemas de Higiene e Limpeza, apresentou seu planejamento estratégico para atuação na área social – intitulado de Força de Atração –, que culmina em parcerias com instituições de renome como Instituto Ethos, Instituto Akatu, Fundação Abrinq, APAE, Fundação Gol de Letra e Reciclare. Apesar do pequeno porte da empresa, seu planejamento é calcado no tripé ação-indicadores-divulgação de resultados. A ação acontece por meio de recursos internos da empresa tais como serviços e recursos humanos. A maior parte da comunicação se dá através do boca-a-boca e das matérias geradas pelos próprios institutos. Não há verba própria para comunicação do patrocínio, mas as ferramentas utilizadas pela empresa como jornal interno, site e informativos são aproveitadas e colaboram para reforçar a atitude na comunicação institucional e mercadológica. Os resultados obtidos são satisfação pessoal, reconhecimento público e sensibilização do público interno. Segundo Lilian, o retorno financeiro também existe, mas não é imediato.
O Diretor-proprietário do Açougue Cultural T-Bone, Luiz Amorim dos Santos, surpreendeu a platéia ao descrever as ações de seu açougue em Brasília. Indo contra o estereótipo do açougueiro e atuando em plena coerência com seus valores e objetivos, Luiz começou uma biblioteca com 10 títulos, disponíveis para a comunidade, que hoje já conta com 6 mil. Patrocinou um livro sobre as comunidades locais, 2 CDs, e vem, desde 1998, realizando as Noites Culturais, eventos que chegam a reunir 8 mil pessoas. Com o objetivo de atuar de dentro para fora e, acima de tudo, mudar a realidade, os funcionários obrigatoriamente estudam e lêem. Com isso, a média escolar dos envolvidos subiu de 6 para 11 anos. Luiz Amorim considera que as atitudes do Açougue Cultural T-Bone tiveram um papel decisivo no crescimento do negócio.
Carlos Alberto Amaro, Sócio-diretor da Doceira Beijinho Doce, apresentou o planejamento de atuação da empresa pautado em valores como ética nas ações organizacionais, valorização e respeito do ser humano e do meio-ambiente, transparência nos relacionamentos, incentivo à cultura e responsabilidade social. Seguindo estes valores e a idéia de que a atitude vem antes da comunicação, as ações da Beijinho Doce buscam atuar de forma que a concretude, e não a abrangência das ações realizadas, fortaleça a marca da empresa, gerando um efeito transformador e multiplicador na sociedade. Assim, oferecem cursos profissionalizantes de confeitaria à comunidade e apóiam eventos culturais e universitários. Para Carlos, é possível a uma pequena empresa investir em ações socialmente responsáveis, ainda que tenha poucas condições para apoio financeiro, por meio de produtos e serviços.

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