quinta-feira, julho 22, 2004

OS BICHINHOS QUE COMEMOS, SOFREM.

Arrasto um trauma desde a infância, que me envergonho de comentar.
Mas uma denúncia da Peta, contra as atrocidades cometidas no abate do frango, me levou a este desabafo.
Eu e minhas duas irmãs não comemos aves. O motivo, termos presenciado na infância meu pai matar uma galinha que criávamos. Na verdade ele já devia ter matado outras, só que escondido, e desconfiadas  sempre protestávamos com nossa mãe e com muito nojo nos recusávamos a comer. Neste dia ficamos revoltadas com nosso pai e ele nunca mais teve coragem de matar nossas galinhas, tanto é que as outras aves morreram velhinhas e tivemos que enterrá-las. Depois de adultas, sempre arrumávamos uma desculpa para justificar o porque da rejeição ao frango. Minhas irmãs casaram, e não conseguiam explicar aos maridos porque não podiam nem preparar o frango. Aí vieram as crianças, e elas se sentiram à vontade para contar o verdadeiro  motivo.
Parece histórinha infantil, mas não deixa de ser um trauma que nos acompanha até hoje. Eu, por exemplo não consumo nem carne vermelha, nem carne de frango, mas por exigência médica ainda consumo peixe e alguns frutos do mar. Minhas irmãs ainda comem carne bovina, mas talvez se elas vissem como os bichinhos pressentem e sofrem quando vão pra o abate, também abandonariam este hábito. 
Assim como eu, muitas pessoas que assistiram o filme infantil  "A Fuga das Galinhas" e agora assistem este vídeo tenebroso da Peta, sentem-se orgulhosos de não consumirem carne, ou ao menos estarem tentando deixar de ser carnívoros. Mas foi válido. No mínimo teremos mais pessoas cobrando das empresas,  respeito com os animais. 




Nenhum comentário: