terça-feira, julho 06, 2004

O PODER DA PERSUASAO EVANGÉLICA

Já a algum tempo tenho observado este fênomeno que está ganhando força junto a população brasileira. Filha de um evangélico fervoroso, desde menina aprendi a conviver com a imposição religiosa dos "crentes", já que minha mãe era católica e apesar de muita pressão nunca mudou sua religião. Naquela época já desconfiava do que os pastores pregavam, já que não eram muito coerentes. Uma irmã tornou-se espírita e outra católica, eu prefiro acreditar que as religiões são para doutrinar e definir os limites do homem no convívio social. Sim, porque eu acredito que os preceitos da igreja tem um papel muito mais importante na vida do indivíduo do que os poderes estabelecidos em nossa sociedade.
No mês passado eu fiquei assombrada com o templo da igreja Universal que está sendo erguido numa das principais avenidas de minha cidade (Santos). Juro que vou até lá, só para ver se aquilo vai lotar de santistas. É inacreditável todos aqueles andares. O santista nunca foi muito de igreja, no máximo reúne alguns fiéis na festa da Padroeira (N.Sra.Monte Serrat). De qualquer forma acho que já estou desatualizada (resultado desta minha vida itinerante de morar em Santos e trabalhar em São Paulo).
Realmente tenho me surpreendido com algumas pessoas do meu convívio que se tornaram evangélicos, eles mudam tudo; a forma de se vestir, o comportamento e até o papo. Parece uma lavagem cerebral, que por acaso muito me instiga. Como eles fazem isto? São pessoas humildes, universitários e até "socialites". Aqui próximo ao meu trabalho fica aquela igreja frequentada por Dona Abravanel e sua legião. É bem verdade que eles deram uma melhorada na fachada da igreja, aliás acho que um dos elementos é exatamente este, eles precisam ostentar poder para inspirar seus seguidores e convencê-los de que podem mudar de vida agregando-se a igreja. Ou seja, atrelam a fé ao sucesso da vida cotidiana.
O último evento evangélico realizado, só aqui na capital reuniu mais de 400 mil jovens. O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, está indo para os EUA arrebanhar fiéis. Como será que esta religião com tantas imposições consegue resultados tão milagrosos junto à pessoas com histórico de violências?
Realmente estamos diante de uma incógnita. E eu, como qualquer marqueteiro, gostaria muito de descobrir a fórmula. Pois apesar dos benefícios que já se refletem na sociedade, sabemos que são os "Pastores" que verdadeiramente enchem os bolsos e se organizam como uma grande empresa, utilizando-se de todas as ferramentas para expandir-se rapidamente. Mas parece que o sigilo também é um dos elementos que compõem suas estratégias.

Nenhum comentário: