A prática da responsabilidade social é caracterizada pela permanente preocupação com a qualidade ética das relações da empresa com seus diversos públicos - colaboradores, clientes, fornecedores, meio ambiente, comunidades onde estão inseridas e o poder público. Desenvolver suas atividades de maneira ética, transparente e responsável socialmente.
Instituto Ethos
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Observar a lei em todos seus aspectos já é uma base de responsabilidade social. Entretanto, este manual oferece uma extensa linha de programas, políticas e idéias que discorrem sobre o processo de formação de uma empresa estruturada e respeitada por seus valores sociais, além de demonstrar ações que têm por objetivo criar e proporcionar um ambiente de trabalho produtivo e participativo. As Empresas que incorporam a Responsabilidade Social na gestão de seus negócios, identificam formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com os públicos afetados por suas atividades. Abaixo identificamos as principais áreas de atuações:
COMUNIDADE
Educação
Ofereça apoio às escolas locais. Tente encontrar meios pelos quais sua empresa poderá dar suporte e melhorar a educação oferecida pelas escolas públicas locais. Encoraje os funcionários a se tornarem mentores ou voluntários e a participarem de eventos organizados pelas escolas, ou até mesmo a darem palestras a alunos e professores sobre habilidades profissionais necessárias para atuar em suas áreas de trabalho.
Faça doações de equipamento usado ou excedente
Escolas podem se utilizar de uma variedade imensa de produtos e materiais. Até mesmo restos de matéria-prima ou produtos ultrapassados podem ser utilizados para projetos escolares.
Faça parceria com uma escola
Faça parceria com uma única escola pública ou comunitária e supra-a com uma variedade de serviços. Faça a doação de tempo de trabalho de seus funcionários para ajudar em consertos ou faxinas. Visite a escola para dar pequenas palestras sobre diferentes assuntos, como por exemplo, aconselhamento sobre carreiras, ou aconselhamento sobre as matérias que estão sendo estudadas. Ajude na gestão da escola. Promova programas de melhoria da qualidade de ensino, como preparação de material didático ou treinamento de professores.
Convide alunos da escola para visitarem sua empresa
Autorize a visita de um grupo de alunos da escola à sua empresa. O simples funcionamento de um escritório poderá abrir os olhos de um grupo de jovens alunos para futuras oportunidades. Deixe que funcionários descrevam suas tarefas e esclareçam dúvidas. Se possível, permita que os alunos operem equipamentos. Organize um intervalo para lanche do qual funcionários e alunos possam participar.
Proporcione mentores
Encoraje funcionários a servirem de mentores para alunos da escola, na área pessoal ou acadêmica.
Crie um intercâmbio com a escola
Muitas escolas procuram por empresas locais que possam oferecer estágio, remunerado ou não, para os seus alunos. Entretanto, não encare este tipo de programa como uma fonte de mão de obra barata. Tente criar uma verdadeira oportunidade de aprendizado para o estagiário, bem como para sua própria empresa.
Global
Faça do "envolvimento com a comunidade" uma prioridade em sua administração
Use todas as oportunidades para comunicar aos funcionários que o suporte à comunidade e o envolvimento com a mesma é importante para a empresa.
Sempre que possível, recompense aqueles que assim o fazem e incentive gerentes e supervisores a encorajar os funcionários na participação de projetos comunitários que não interfiram na execução de suas tarefas.
Considere a possibilidade de incluir na avaliação de desempenho de gerentes e supervisores a capacidade que possuem de encorajar seus subordinados a se envolverem com a comunidade.
Invista na comunidade.
Considere a possibilidade de utilização de serviços providos por organizações comunitárias. Desta forma, a empresa poderá ajudar na revitalização de uma comunidade carente. Considere, também, a destinação de recursos do imposto de renda para fundos municipais da criança e do adolescente, ou outros similares.
Considere o recrutamento em comunidades carentes. Há também várias organizações sem fins lucrativos que poderão identificar nestas comunidades indivíduos que estejam treinados e capacitados a exercer as funções pretendidas.
Identifique e instale-se em comunidades carentes.
Procure locais comunitários que possuam boas instalações para o estabelecimento de escritórios, produção e venda, com acesso fácil para as demais áreas da cidade. Verifique se há incentivos para a instalação de empresas nessas áreas e onde estão localizadas.
Trabalho Voluntário
Disponibilize informações
Considere a criação de uma lista de oportunidades de trabalhos voluntários.
Liste várias organizações que procuram por voluntários, especificando qual o tipo de trabalho a ser realizado e o tipo de habilidade necessária.
Solicite aos funcionários sugestões sobre outras organizações e encoraje o envolvimento com o trabalho das mesmas.
Contate o centro de voluntários local para maiores informações sobre organizações sem fins lucrativos que necessitam de trabalho voluntário.
Disponibilize tempo para voluntários.
Considere uma política de autorizar a dispensa de funcionários para a realização de trabalho voluntário em comunidades carentes, ou para organizações beneficentes. Algumas empresas autorizam a dispensa remunerada, enquanto outras realizam a dispensa sem pagamento, mas sem ônus para o período de férias. A dispensa autorizada pelas empresas geralmente vai de uma hora por mês até uma semana por ano.
Ofereça apoio financeiro para estimular o trabalho voluntário
Considere a possibilidade de fazer contribuições para organizações nas quais os funcionários fazem parte da diretoria, ou para as quais os mesmos façam trabalho voluntário. Algumas empresas costumam fazer contribuições em nome da própria empresa, outras, em nome dos funcionários. Nos dois casos, elas não só estimulam o funcionário a continuar seu trabalho voluntário, como também melhoram a imagem de sua empresa, por abraçar causas nobres
Recompense os funcionários pelo trabalho voluntário
Uma idéia seria organizar uma festa especial para os voluntários (e convidar seus parceiros de trabalho). Organize um sorteio, autorize dias extras para o período de férias ou providencie quaisquer outros incentivos para encorajar o trabalho voluntário. Não se esqueça de que recompensas simples podem também ter um valor significativo para o funcionário. Um certificado ou carta de reconhecimento assinada por um dos diretores da empresa é uma opção.
Adote um projeto específico
Considere a possibilidade de envolver a empresa em um projeto ou causa que envolva vários voluntários, talvez um cujo objetivo se aproxime da declaração de missão de sua empresa. Por exemplo, um restaurante ou uma empresa do ramo de alimentos poderá se engajar em campanhas para o extermínio da fome ou para o encorajamento de práticas agrárias sustentáveis, ou ainda organizar uma horta comunitária ou a distribuição de sopa para pessoas carentes. Entretanto, não proíba o engajamento de funcionários em outros trabalhos voluntários diferentes daquele especificado pela empresa.
Autorize o "empréstimo" de gerentes e executivos
Permita que gerentes e/ou executivos da empresa usem suas habilidades profissionais na execução de trabalho voluntário para grupos comunitários sem fins lucrativos, durante o horário de trabalho. Algumas empresas "emprestam" seus gerentes por alguns dias, por uma semana, ou até por um ou mais meses. Normalmente, estes profissionais ajudam no desenvolvimento de projetos específicos, tais como: campanhas para arrecadação de fundos, treinamento de pessoal voluntário, montagem de sistemas de informática, serviços de consultoria, ou outros nos quais suas habilidades profissionais possam ser utilizadas.
Mobilize fornecedores e clientes
Você pode unir os esforços de sua empresa em empreender projetos de trabalho voluntário aos de seus fornecedores e clientes. Encoraje-os a participar de tais projetos e considere a possibilidade de lhes oferecer incentivos como, por exemplo, aos fornecedores que fizerem doações de produtos e outros recursos será ampliado o prazo de contratação de seus serviços.
Faça parceria com outras empresas
Considere a possibilidade de fazer parcerias com outras empresas da comunidade, sejam elas de grande ou pequeno porte, de forma a desenvolver projetos que sua empresa não poderia empreender individualmente. Por exemplo, a organização de um programa de reciclagem com a comunidade local, ou a limpeza e/ou reforma de uma escola ou abrigo. A aliança pode ser formada na base de implementação de um só projeto, ou de uma série deles.
Filantropia
Faça doações de seus produtos ou serviços
Se possível, faça contribuições de seus produtos ou serviços diretamente para organizações da comunidade que possam fazer uso deles. Com um pouco de criatividade, você acabará achando outras formas de fazer doações. Por exemplo, se o quadro de funcionários de sua empresa inclui profissionais capazes de efetuar consertos ou fazer montagens, considere a possibilidade de "emprestá-los" para uma organização sem fins lucrativos para que efetuem serviços de reparo.
Comprometa-se a fazer contribuições
Considere a possibilidade de designar uma porcentagem fixa das vendas ou dos lucros da empresa como forma de contribuição para organizações comunitárias.
Encoraje a contribuição por parte dos funcionários
Considere a possibilidade de sua empresa contribuir nas mesmas bases em que contribui cada um dos funcionários, ou uma contribuição da empresa ainda maior, baseada naquela efetuada por eles. Algumas empresas cobrem a contribuição efetuada pelo funcionário na base de um por um, outras de dois por um e outras cobrem somente parte da contribuição, ou se utilizam de outra base qualquer. Para facilitar as contribuições, considere a possibilidade de deduzi-las automaticamente na folha de pagamento dos funcionários.
Apoie eventos locais
Considere a possibilidade de comprar um bloco de ingressos para eventos comunitários de cunho cultural ou esportivo, de forma a vendê-los com desconto para funcionários e clientes de sua empresa, ou para doação a usuários de serviços de organizações sem fins lucrativos, os quais não teriam recursos financeiros para a aquisição dos mesmos.
Encoraje outros tipos de doações
Encoraje funcionários a doarem comida, roupas usadas, móveis e outros itens. Da mesma forma, organize para que sua empresa faça doações de máquinas usadas, mobílias e outros materiais e equipamentos para escolas e organizações sem fins lucrativos da localidade.
Outros Projetos Comunitários
Apoie o comércio local
Considere a possibilidade de conseguir descontos juntos aos comerciantes locais para os funcionários de sua empresa. Dependendo da natureza de seu negócio, você poderá conseguir tais descontos em bases de troca, ou talvez você opte por subsidiar as compras dos funcionários.
Oriente o consumo no comércio local, dando preferência às minorias
Não só encoraje a prática deste item pelos funcionários, mas também considere a possibilidade de sua empresa direcionar suas aquisições para este tipo de comércio.
Empreste suas instalações
Considere a possibilidade de ceder espaço interno de sua empresa para encontros de organizações e grupos sem fins lucrativos, de maneira tal que a segurança e as operações da empresa não fiquem comprometidas. Ceda espaço para alfabetização, aulas particulares, encontros, ou outros programas. Procure por oportunidades de fazer o uso do espaço e instalações de sua empresa em benefício de programas comunitários. Informe-se sobre os riscos que tal empréstimo pode acarretar: consulte sempre sua companhia de seguros sobre essa questão.
Direitos Humanos
Considere os direitos humanos
Na escolha de seus fornecedores de produtos e/ou serviços, procure trabalhar com parceiros que compartilham com sua empresa a preocupação de dar um tratamento justo aos trabalhadores. Até mesmo empresas que contratam mão de obra em outras localidades para a produção de seus produtos (geralmente em países em desenvolvimento) devem considerar o contexto econômico, cultural e social do trabalhador. Mesmo sem ter garantias de que sua empresa será bem sucedida neste sentido, existem várias formas de promover o tratamento justo e correto de seus trabalhadores.
Saiba onde os produtos de sua empresa são manufaturados
O primeiro passo está na identificação da rede de suprimento. Verifique quais são seus fornecedores; quais as fábricas utilizadas para a manufatura dos produtos; onde estão localizadas e suas capacidades de produção. Esta identificação poderá determinar quais os itens de particular importância a serem considerados e que tipo de influência você poderá ter.
Identifique itens relevantes sobre os direitos humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece os direitos de todas as pessoas, independente de sexo, raça, idade, nacionalidade, religião ou nível econômico. Muitos destes direitos se relacionam à ação por parte de governos, mas muitos deles podem ser relevantes para a área empresarial. Como por exemplo os relativos a: trabalho infantil, trabalho forçado, liberdade de associação, preconceitos discriminatórios, saúde e segurança.
Adote um código de conduta
Muitas empresas criaram seus próprios códigos de conduta, os quais podem ser utilizados como modelo. A maioria destes códigos incorpora as leis trabalhistas locais e padrões internacionais aceitáveis de conduta. Deixe claro aos seus fornecedores quais são suas expectativas com relação às práticas trabalhistas por eles adotadas. Um código de conduta pode ser um guia para o pessoal de sua empresa aferir até que ponto os itens ali relacionados estão sendo cumpridos de forma justa.
Comunique suas expectativas aos fornecedores
Sua empresa tem maiores possibilidades de alcançar os objetivos propostos se estes forem comunicados claramente aos fornecedores. A comunicação poderá ser feita através de correspondência, ou através de visitas por parte de representantes da empresa. Talvez seja útil comunicar aos fornecedores quais os padrões adotados pela sua empresa, antes de começar novas parcerias.
Solicite aos fornecedores um comprometimento formal
Ao solicitar de seus fornecedores a assinatura de um contrato, que inclua uma declaração de comprometimento com padrões trabalhistas pré determinados, você estará reforçando a preocupação de sua empresa com as práticas trabalhistas e a idéia de que o cumprimento das mesmas é relevante para a operação de seu negócio.
Utilize todas as oportunidades para monitorar o cumprimento das regras estabelecidas
Utilize todas as oportunidades para monitorar o cumprimento das regras estabelecidas Toda vez que um representante de sua empresa visitar a fábrica de um fornecedor, deverá aproveitar a oportunidade para verificar a forma pela qual estão sendo tratados os trabalhadores. Em visitas de controle de qualidade ou para revisão da produção, alguém sempre terá a oportunidade de observar se o local está limpo, bem iluminado e livre de perigos. Durante estas visitas poderia também ser observado se está ocorrendo a utilização de mão de obra infantil e se os empregados estão sendo pagos de forma justa, dentro dos prazos estabelecidos.
Trabalhe em clima de colaboração para promover mudanças
Parcerias com fornecedores tendem a melhorar se você promover um ambiente de colaboração. Até as grandes empresas acabaram por concluir que seus esforços para promover mudanças são mais eficazes quando não se colocam de forma autoritária. Ofereça sugestões sobre possíveis ajustes para a melhoria da prática. Tente criar um clima de confiança, tentando discutir, inicialmente, itens menos sensíveis, tais como saúde e segurança.
MEIO AMBIENTE
Minimização de Resíduos
Crie um código de reciclagem
Promova a idéia, do ponto de vista de sua empresa, que "resíduo" representa tudo aquilo que não se pode utilizar ou vender, mas que se deverá pagar para poder se livrar dele. Encoraje os funcionários a apresentar sugestões para a redução do resíduo através da reutilização de materiais e reciclagem daqueles que não poderão mais ser utilizados.
Reduza o consumo de papel
Em muitas empresas, o papel é a maior fonte de lixo. Estabeleça em sua empresa uma ampla política para o uso dos dois lados do papel para fotocópias. O lado branco do papel impresso poderá ser usado para rascunho de documentos. Use e-mail ao invés de imprimir cópias. Utilize formulários ultrapassados, que não tenham mais uso, para memorandos internos. Memorandos dirigidos a todos os funcionários podem ser afixados em locais centrais da empresa, ao invés de serem distribuídos a todos. Encoraje os funcionários a guardarem documentos em disquetes, substituindo o uso de papel.
Use produtos de papel reciclado
Existe no mercado uma grande variedade de produtos de papel reciclado, que na maioria das vezes compete em preço com o "papel virgem". Escolha papel com o maior índice de material reciclado. Além de papel para impressão, existem outros produtos feitos com material reciclado, tais como: pastas para arquivo, capas para relatório, etiquetas, e outros. Da mesma forma utilize toalhas de papel, papel higiênico, guardanapos e similares reciclados.
Compre outros produtos reciclados
Identifique a possibilidade de comprar produtos reciclados, reformados e recondicionados, verificando se competem favoravelmente em preço, desempenho e qualidade com o produto novo. Como por exemplo, cartuchos de tinta para impressoras e máquinas de fac-símile, fotocopiadoras recondicionadas, e outros equipamentos, como móveis e acessórios.
Doe o excedente de móveis e equipamentos
Existem inúmeras organizações que estão sempre prontas a aceitar os bens que não são mais úteis, ou que se tornaram absoletos para a sua empresa, tais como: máquinas de datilografia, computadores antigos, impressoras matriciais, máquinas de fac-símile, equipamentos telefônicos, escrivaninhas, cadeiras, mesas, estantes, e outros. Crie uma relação informal de organizações beneficentes que aceitam essas doações. Com alguns telefonemas você poderá descobrir informações úteis para figurar na sua lista: o tipo de equipamento que estas organizações aceitam, se podem vir retirar o material, etc. Lembre-se que a doação bem documentada poderá ser deduzida do imposto de renda.
Anuncie o excedente e os itens recicláveis
Nos Estados Unidos, existem redes de informação especializadas em fazer o intercâmbio entre empresas para a troca de excedentes e material reciclado. Os produtos anunciados nestas redes vão desde caixas de papelão, cartões postais e penugens de algodão retiradas de máquinas de lavar roupas, até materiais de alta periculosidade, como por exemplo ácido sulfúrico, barro tóxico e óleo de motor. Procure trocar informações de forma semelhante.
Evite produtos que geram resíduos
Ao fazer as compras de sua empresa, procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizados. Procure evitar produtos descartáveis, como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos de papel, etc.
Alugue equipamentos que são utilizados ocasionalmente
Considere o aluguel de máquinas ou equipamentos usados, ou compartilhe-os com outros empresários de sua área.
MERCADO
Outras Idéias
Faça os investimentos de sua empresa com instituições socialmente responsáveis
Considere a possibilidade de aplicar os fundos de sua empresa em instituições financeiras que suportem uma causa social. Existe uma grande variedade delas trabalhando no desenvolvimento de programas comunitários.
Utilize cartões de afinidade e serviços de instituições socialmente responsáveis
Procure por outras formas de dar suporte ao trabalho social destas instituições. Procure se utilizar de cartões de crédito, serviços de telefonia, prêmios de seguro e outros produtos e serviços providos por instituições que trabalham em causas sociais, cujas vendas irão em benefício de seus programas.
LOCAL DE TRABALHO
Assédio Sexual
Estabeleça uma diretriz contra o assédio
Esta não é só uma atitude social responsável, mas uma exigência legal. Desenvolva e implemente um política firme contra o assédio sexual. Explique a matéria de forma clara e concisa, dando exemplos concretos para definir o comportamento proibido. Explique os meios disponíveis na empresa para formalizar reclamações. Comunique freqüentemente aos funcionários, fornecedores, clientes e outros parceiros de trabalho, as diretrizes da empresa com relação ao assunto, sempre de forma consistente. Comunique a todos que qualquer reclamação recebida, implicará em uma investigação objetiva, salientando as penalidades aplicadas por violação da regra, inclusive a possível demissão. Proíba, estritamente, qualquer vingança contra aqueles que apresentarem reclamações, e monitore pessoalmente tais situações, especialmente quando a reclamação envolver o supervisor direto do funcionário molestado.
Proporcione programas de treinamento
Treine supervisores e gerentes para criar um ambiente de trabalho positivo e livre de assédios, para que reconheçam e confrontem o assunto de forma rápida e eficaz.
Estabeleça uma regra justa para encaminhamento das reclamações
Propicie um ambiente correto para a apresentação e discussão de reclamações recebidas, bem como um processo justo para investigar as alegadas acusações. Disponibilize aos funcionários várias formas para o encaminhamento da reclamação, por exemplo: estabeleça que não será necessário encaminhá-la através do supervisor imediato, tratando-se ele(a) de ser o molestador(a). Crie um processo investigatório que respeite a privacidade, discutindo a matéria somente com as partes envolvidas. Esteja atento que, ao tratar desses assuntos, seus atos poderão ter implicações legais.
Considere a possibilidade de criar uma comissão composta por um corpo de funcionários de áreas diversas e diretoria, como uma última instância, para se propor uma medida concreta a respeito do ocorrido.
Crie um ambiente propício para a discussão do assunto
Considere a criação de um mecanismo que possa ser utilizado pelo funcionário para aconselhamento, de forma anônima. Disponibilize pessoal treinado para aconselhamento e discussão de possíveis casos de assédio e promova discussões e palestras sobre o assunto.
CHEKLIST
Auto-avaliação e Aprendizagem
Trata-se de uma ferramenta de uso essencialmente interno, que permite a
avaliação da gestão no que diz respeito à incorporação de práticas de responsabilidade social, além do planejamento de estratégias e do monitoramento do desempenho geral da empresa.
Auditorias e Prestação de Contas
Obtenha feedback sobre suas primeiras avaliações
Ao obter os primeiros resultados sobre a avaliação de sua empresa, compartilhe-os com outras pessoas de sua confiança que possam lhe dar um parecer honesto sobre os resultados obtidos. Incorpore os pareceres e comentários recebidos ao texto final do relatório de avaliação.
Compartilhe sua avaliação
Comece compartilhando-a com grupos selecionados e, em um segundo momento, torne-a pública. Considere a possibilidade de torná-la pública anualmente. Não é necessário fazer a apresentação de forma extravagante e dispendiosa; considere uma maneira simples e resumida para apresentá-la. Por exemplo, em formato datilografado. Faça um resumo honesto de seus achados, relatando o desempenho de sua empresa em cada uma das áreas avaliadas. Inclua os sucessos, dificuldades e as metas para futuras melhorias. Distribua o relatório para os funcionários, fornecedores, clientes chaves e outros que você considere interessados pela avaliação.
quinta-feira, julho 01, 2004
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