terça-feira, abril 26, 2005

MENTES QUE ENVELHECEM


Picasso


É fácil notar o envelhecimento do corpo. De repente, lá estão os cabelos brancos, as rugas, o corpo mais recurvado, os músculos mais minguados, a postura combalida. Ah! A barriga, inevitável que costuma marcar presença. Pode-se reverter isso? Obviamente pode-se e deve-se retardar a queda de qualidade do corpo, mantendo melhor qualidade de vida à medida que a idade avança. O segredo é simples: cuidados médicos, boa alimentação, controle do estresse e do sono, ginástica. São constatações seguras e suficientemente estabelecidas, que devem orientar a vida de quem pretende obter mais do corpo.
A mente igualmente envelhece. Acontece que o prejuízo causado pelo envelhecimento dessa é sempre maior. Porque à medida que a mente vai envelhecendo ela abandona o corpo e todos aqueles males já citados aparecerão necessariamente. É preciso vigiar a mente para ver se ela não está envelhecendo precocemente. Como fazê-lo? É só ficar de olho nos sintomas de envelhecimento da mente e pedir a amigos que ajudem você a observá-los melhor.
Aqui vão sete indicadores de que a mente está envelhecendo:
· Achar que já sabe e que as novidades, em termos de informação e conhecimento, não têm valor;
· Rejeitar inovações tecnológicas sistematicamente;
· Dizer com alguma regularidade a frase "no meu tempo";
· Ficar com raiva do jeito de comportar dos mais novos;
· Desenvolver especial acuidade para perceber a "ignorância" dos mais jovens;
· Achar que não vale a pena buscar a melhora, que não se vai consegui-la;
· Apresentar sistemática dificuldade para lidar com novas situações, equipamentos, instrumentos, métodos (é só aprender que as tais dificuldades vão embora).
A mente pode chegar jovem à mais avançada idade, depende do sujeito. O melhor é começar a rejuvenescer já.

*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

Nenhum comentário: