sexta-feira, abril 08, 2005

COMOÇÃO


Camas improvisadas para atender os peregrinos em frente ao Vaticano

Cada dia que passa, me surpreendo com as manifestações das massas que precedem os rumos do mundo, em movimentos quase imperceptíveis. Sim, porque na verdade não conseguimos visualisar de imediato, as mudanças da realidade em estamos inseridos. Apenas analisando os fatos passados, ainda que sejam os que aconteceram no dia anterior e foram difundidos, é que conseguimos perceber e assimilar as transformações de nossa sociedade. Uma peregrinação em massa já era prevista pelas autoridades da cidade de Roma, mas não nestas proporções.
O querido e duradouro Papa era a celebridade que todos queriam visitar, até mesmo os famosos. Carismático e não muito flexível com as mudanças de comportamento do mundo moderno, ele convencia pela postura doce e pacifista. Na verdade seus 26 anos a frente da Igreja Católica, culminou com uma busca de espiritualidade nesta última década em todo o mundo. As pessoas estão se apegando às religiões como forma de reascender sentimentos nobres, numa época em que a concorrência globalizada assusta. A necessidade de fazer parte de uma comunidade, de se sentir representado e protegido por um grupo, tornou-se uma alternativa de expressão. A igreja tem sido o caminho mais próximo da grande maioria.
Esta tendência de que a união faz a força, é uma das principais mudanças que podemos observar no início desta década. Posted by Hello

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.