segunda-feira, abril 04, 2005

BEM-ESTAR NAS CORPORAÇÕES


A cultura do BEM-ESTAR
As empresas já perceberam que um corpo são numa mente sã produz mais e melhor. E estão investindo para que seus funcionários mantenham este diferencial


A medicina preventiva é aliada da companhia de telefonia Vivo antes mesmo da privatização, quando ela ainda era Telesp Celular. "Adotamos o conceito de médico de família e criamos um atendimento personalizado dentro dos nossos escritórios, além da cobertura que o plano de saúde corporativo oferece", conta o dr. Michel Daud, diretor de saúde e qualidade de vida da companhia. Segundo ele, a equipe de médicos fica à disposição dos funcionários e suas famílias 24 horas por dia. "Nossos números de telefone estão disponíveis na intranet", completa. Com esse tipo de acompanhamento, as doenças são menos freqüentes e, quando acontecem, a recuperação é bem rápida.
Não foi só a Vivo, porém, que percebeu que o bem-estar dos seus funcionários é muito bom para os negócios. De acordo com a Fitness Brasil, o Corporate Fitness é um nicho em ascensão no País e boa parte das empresas de grande porte está adotando algum tipo de programa nesse sentido.
"A maioria das empresas trabalha com atividades ocupacionais", diz o médico dr. Daud, da Vivo. "Nós não temos academias nos escritórios, mas estimulamos a atividade física em campeonatos de futebol de salão e em eventos patrocinados." Ele afirma que mais de 1.800 funcionários participaram da Copa Vivo, no ano passado, e 70 estiveram na Corrida de São Sebastião, em janeiro deste ano.
"Não adianta nada suar uma bela hora na bicicleta se a pessoa, enquanto pedala, mergulha no stress lendo os relatórios da reunião do dia seguinte... "
ATÉ NO SLOGAN DAS EMPRESAS
Segundo Alex Sugai, da FutureBrand, está entre as principais preocupações das companhias passar a idéia de bemestar e isso se torna essencial para os fornecedores de produtos ligados ao assunto. Se a idéia de wellness está relacionada à própria marca, o público interno não é o único alvo. "Na indústria do bem-estar, um dos principais fatores é a emoção. Vai além de consumir algo que não engorda. Em algumas situações, as pessoas preferem não se privar do prazer de comer um chocolate a seguir uma dieta estressante", garante.
Nessa linha, no final dos anos 90, a Nestlé adotou "Nestlé faz bem" e ainda manteve o slogan internacional que é "Good Food, Good Life" (bom alimento, boa vida). O diretor-comercial e de marketing da companhia, Mario Castelar, explica que a multinacional deixou de se posicionar como a maior em alimentos no mundo para colocar-se como a empresa que oferece "nutrição, saúde e bem-estar a seus consumidores".
UM PRODUTO FUNCIONAL
A Nestlé não tem uma linha específica de produtos com menor valor calórico, mas promete o lançamento de um ovo de chocolate light para próxima Páscoa. Já a Unilever, multinacional mundial cujo lema é Vitalidade, foi a primeira a registrar um produto funcional no Brasil. A Becel existe desde a década de 70 e, com a linha de sucos à base de soja Ades, vem ganhando cada vez mais consumidores. Hoje, a margarina domina de 3% do mercado total, que vende 400 mil toneladas ao ano.
Algumas empresas de cosméticos também associam seu nome à cultura do bem-estar. Destas, a mais intensamente ligada a esse quesito é a Natura, que adotou o slogan "Bem Estar Bem". Além do slogan, a empresa fabrica sabonetes que vão além dos efeitos cosméticos, eles atuam no psicológico: acalmam, harmonizam pensamentos, relaxam, eliminam algumas causas de stress. A Natura cumpre sua promessa de wellness também com seus colaboradores e funcionários já que está sempre entre as dez melhores empresas para se trabalhar, no Brasil.

fonte: Revista Vidaexecutiva
texto: Carolina Sanchez Miranda
foto: Key Disc
Posted by Hello

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