domingo, abril 24, 2005

DIVULGAR É PRECISO...

Empresas ganham Centro de Referência na internet para divulgar ações de responsabilidade social

Dar ao consumidor uma forma simples e objetiva de conhecer o que as empresas brasileiras realizam em matéria de responsabilidade social. Este é um dos objetivos do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente, que lançará, no próximo dia 26 de abril, o Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente. O projeto, patrocinado pela Fundação Avina e pela Ford Foundation, atualmente está em fase de levantamento de dados junto às empresas, que são convidadas a informar suas ações de RSE por meio de um questionário online: as Referências Akatu-Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Por meio de metodologia criada pelo Akatu, as respostas são processadas e a empresa é posicionada automaticamente em um sistema de quatro categorias: a Escala Akatu de RSE.
As Referências Akatu-Ethos foram desenvolvidas em parceria com o Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Englobam um questionário composto por 60 itens que abrangem práticas e políticas de responsabilidade social selecionadas de acordo com uma série de critérios, em que se destacam a sua importância para a sustentabilidade socioambiental e a satisfação do consumidor; seu grau de prática pelas empresas brasileiras mais ativas no movimento da RSE; e a importância dada a elas pelos consumidores brasileiros na pesquisa "Descobrindo o Consumidor Consciente: Uma Nova Visão da Realidade Brasileira", divulgada pelo Akatu no ano passado.
A Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial integrará o módulo Empresas, Marcas e Produtos do Centro de Referência, que também trará outras informações sobre as empresas participantes e sobre seus produtos, serviços e marcas. Na opinião dos institutos Akatu e Ethos, a ferramenta ajudará o consumidor consciente em suas decisões de compra e, assim, introduzirá a responsabilidade social como diferencial competitivo de mercado.
As empresas interessadas em conhecer seu estágio na Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial devem acessar o site www.centroakatu.com.br e utilizar o link indicado para solicitar seu cadastramento. Em seguida, cada participante receberá login e senha exclusivos de acesso ao portal onde está disponível o questionário das Referências Akatu-Ethos. Os detalhes de suas respostas ao questionário e as demais informações sobre a empresa somente serão disponibilizados aos internautas se a empresa autorizar, opção oferecida pelo sistema.
O Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente terá ainda outros dois módulos: Indicadores Akatu do Consumo Consciente, pelo qual o consumidor poderá avaliar suas atitudes de consumo; e Biblioteca Akatu do Consumo Consciente, que trará extensa bibliografia sobre consumo consciente e responsabilidade social.

Nenhum comentário: