Fonte ALSHOP
São Paulo completa seus 453 anos neste 25 de janeiro com 70 shopping centers em operação, outros seis em obras e mais dois em projeto. O Povoado de Piratininga - que em 1554, aos olhos de José de Anchieta e Manoel da Nóbrega tinha “ares frios e temperados como o de Espanha... com terra fresca e boas águas” - precisou de mais de 200 anos para se tornar cidade.
Foi Vila, foi cabeça de Capitania, no mero papel de ponto de saída das monções bandeirantes.
Em 1771, já cidade, São Paulo era modesta e acanhada, à sombra da riqueza gerada nas fazendas de café. Foi apenas na virada dos séculos XIX e XX que começou a assenhorar-se de sua importância, com a expansão da área urbana, bondes, iluminação a gás, reservatórios de água e a industrialização dando seus primeiros ares.
Brás e Lapa eram bairros operários, o Bexiga dos italianos. A Paulista, o Viaduto do Chá, a Estação da Luz ingressavam no seu mapa. No centro comercial, as vitrines exibiam moda recém-chegada da Europa, mercadorias subiam do Porto de Santos, trens, bondes, telefone, melhorias urbanas. Em 1911, o Teatro Municipal. A década de 20 impulsionava o crescimento. Em 1934, o imponente Edifício Martinelli de 26 andares e 105 metros. Os anos 40 trouxeram a expansão do espaço urbano.
Em 56, a indústria automobilística. O parque do Ibirapuera aberto em 54.
Entre os anos 50 e 70, a atividade industrial, antes mais paulistana, já era percebida nas cidades vizinhas, ficando as principais atividades econômicas de São Paulo mais ligadas à prestação de serviços e aos centros empresariais do comércio.
Em 1966, o primeiro shopping center, o Iguatemi, inaugurava uma nova fase do comércio, um empreendedorismo que nas décadas seguintes marcaria o perfil e o cotidiano de São Paulo e de seus habitantes.
Em 1976, o Shopping Ibirapuera entrava no cenário, seguido pelo Eldorado em 81, o Morumbi em 82, o Center Norte em 84, o Interlagos em 88 e dezenas de outros nos anos seguintes. Hoje, os 10,750 milhões de moradores da cidade encontram nesses shoppings produtos e serviços de todos os tipos, de conserto de calçados à venda de automóveis.
Tem shopping na cidade recebendo mais de 4,5 milhões de pessoas por mês, gente que vais às compras, ao cinema, ao teatro, jantar, almoçar, lanchar, passear. Tudo com conforto, comodidade e segurança.
“Shopping é praia de paulistano” diz uma frase meio jocosa, mas que acaba por traduzir uma inquestionável realidade nos finais de semana e nos feriados dessa gente que tanto trabalha. Portanto, neste 25 de janeiro em que nossa São Paulo completa seu 453º aniversário, a Alshop deseja aos paulistanos, empresários e trabalhadores, um ano de muito trabalho com resultados, de muito crescimento com inovação e de muita prosperidade com segurança social.
Feliz aniversário, São Paulo!
quinta-feira, janeiro 25, 2007
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