segunda-feira, janeiro 01, 2007

A GLOBALIZAÇÃO MUDANDO O MUNDO E A VIDA DAS PESSOAS

Sem fazer alarde, mas de forma definitiva, o fenômeno do nosso século – a GLOBALIZAÇÃO, diga-se “ MONOPÓLIO das grandes Multinacionais” – está mudando a vida dos países do terceiro mundo.

Tudo está a venda.

Os setores de Tecnologia, Comunicações, Siderurgia, de Exploração de Petróleo, Metais, Minerais e Energia, já se concentravam nas mãos de mega empresas. Recentemente o fenômeno chegou aos Bancos, Supermercados e em 2006 encampou o setor de Shopping Centers, o segmento que tenho atuado nos últimos seis anos.

É bem diferente quando você é somente um cliente que tem que optar por comprar no Carrefour, no Wal Mart ou no Pão de Açúcar (que sobreviveu graças ao capital estrangeiro). Quando você é parte da engrenagem e sabe todo o funcionamento do setor, você vê o empenho e a dedicação de pessoas capazes, que fazem um empreendimento com a cara da região se tornar um sucesso. Ou até mesmo revitalizar um centro de compras, corrigindo os erros da operação e entendendo as necessidades dos consumidores locais. Este foi o caso do Shopping Piracicaba, que em três anos com uma nova gestão (Administradora que trabalho), se tornou o shopping preferido dos moradores da cidade e regiões vizinhas. Antes os moradores se deslocavam até Campinas e outras cidades para irem às compras. Hoje o shopping local já atende às suas necessidades. Consumidores felizes, empreendedores, lojistas e funcionários satisfeitos, pois viram melhorar seus ganhos e também novas oportunidades surgiram. Assim é com a maioria dos empreendimentos administrados por empresas especializadas no setor, que levam soluções e experiência para torná-los eficientes e com o perfil da região.

Porém, tudo isto agora é passado. No Brasil, um grupo de grandes empresas que constrói e administra shopping centers – em torno de 06 – associaram-se a investidores estrangeiros e vão monopolizar o setor. Devem instalar grandes empreendimentos, selecionando as cidades que detêm um razoável potencial de compras e ampliarem seus próprios empreendimentos nas principais capitais do país.

Os shopping centers regionais tendem a desaparecer (alguns até já se colocaram à venda), e mais uma vez o consumidor vai ter que se deslocar para fazer suas compras nos “Mega Centros” onde ele poderá encontrar quase todas as marcas de quase todos produtos. Ou seja, mudaremos nossos hábitos, como já fizemos com nossas compras de supermercado.

Logo todos estaremos usando as mesmas marcas, consumindo os mesmos produtos de vestuário e calçados, como já fazemos com os produtos alimentícios e eletrônicos.

Nada mais será pessoal ou com alguma exclusividade, nem mesmo o vestido estampado ou a sandália transada que parece ter sido feita para o seu pé.
Mas que diferença faz? Afinal já pagamos uma anormalidade pela grife de jeans dos ricos e famosos, também queremos usar aquelas malditas malas de viagem da Louis Vuitton (que há tempos viraram baciada em Hong Kong), trocamos de celular que nem roupa, pagando o maior custo do mundo por ligações telefônicas...

Quem quer realmente autenticidade???

Esse são os principais motivos da consolidação da GLOBALIZAÇÂO no terceiro mundo.
E assim triunfa a pequena parcela (conglomerados), que detêm os milhões no mundo. Expandindo e incorporando tudo que pode multiplicar seus lucros.

O que será dos pequenos e médios empreendedores, daqui alguns anos???

Será o fim dos sonhos daqueles que planejam ter seu próprio negócio?
Porque mesmo que tenha seu próprio negócio, vai ter que fornecer seus produtos para as mega empresas e se sujeitar ao preço que elas determinam. Como já ocorre com os fornecedores de laranja, das grandes industrias de suco.
Afinal, ninguém mais quer chupar a laranja in-natura!!!!

Só nos resta trabalhar pros " gringos"...

E QUE VENHA 2007!!!

Texto de minha autoria, inspirada nas expectativas do primeiro dia do ano.

Nenhum comentário: