sexta-feira, janeiro 07, 2005

REFLEXÃO

Ainda bem que tem calendário. Imagino como seria difícil fazer uma pausa em nossas vidinhas para repensar nossos projetos, avaliar nossas ações e fazermos planos. Enfim todo início de ano refletimos e mudamos algumas coisinhas. Além das mudanças físicas (percepção de mundo nas diversas idades cronológicas do homem), também os 365 dias dos anos em que vivenciamos novas experiências, devem imprimer mudanças significativas em cada um de nós. Por isso, me considero um ser mutante e eternamente insatisfeito. Mas quero me manter consciente de que tudo só vale realmente a pena, se priorizarmos o respeito a vida e a vontade de fazermos o bem, a nós e ao próximo. O que tenho aprendido com os mais velhos e os mais sábios: ANSIEDADE - Todos nós sofremos deste mal. Porém, só depois é que descobrimos que tudo acontece a seu tempo. Nem antes, nem depois. Portanto ao invés de se descabelar mantenha o foco, mas sem muito estress. AMBIÇÃO - Ter objetivos e querer alcançá-los dá mais sentido à nossa vida. Lute por eles. Mas sem extrapolar os seus limites, sem corromper os seus valores e machucar a si mesmo. Mesmo porque, o que tiver que ser seu, será. PACIÊNCIA - Seja persistente. As vezes parece que estamos trilhando o caminho mais difícil, mas tudo que vem fácil, vai fácil. Acredite nos seus ideais, e mesmo que sofra bombardeios quando estiver fazendo o que julga correto, saiba esperar a vitória, como se saboreia um vinho. D e m o r a d a m e n t e. O sabor é muito melhor. O QUE REALMENTE IMPORTA -
Você não deve se lamentar de ter ajudado alguém, pois é muito mais difícil conviver com o arrependimento de ter negado ajuda à um necessitado. Afinal todos os dias nós também somos ajudados, ainda que não admitamos. Seja solidário.
Todos, somos pessoas especiais. Algumas com um talento extraordinário se sobressaem. Porém, a inveja e a necessidade de imitá-las oculta nosso próprio talento e nos deixa frustados, ainda que não percebamos. Seja autêntico.
Experimentar o novo. O medo pode coibir momentos deliciosos desta vida. Arrisque sem tirar os pés do chão. Ouse, rompa barreiras.
Acordar todas as manhãs e olhar para o céu, sentir a brisa e perceber o planeta que te abraça todos os dias, que te oferece flores de graça só para te agradar. E se conscientizar que só precisamos preservá-lo, já que nossos filhos continuarão a residir nele. Use o bom senso.
Viver e respeitar a forma de viver de cada um. Ainda que continuemos a dar conselhos... Esteja sempre aprendendo.


Mariliza

Nenhum comentário: