terça-feira, março 06, 2012

A JOGADA DA DESVALORIZAÇÃO DO DINHEIRO...

O IBGE divulgou esta semana que nosso PIB cresceu em 2011, somente 2,7%. Uma queda significativa, em relação ao PIB de 2010 que foi de 7,5%.
http://www.valor.com.br/brasil/2555834/derrubado-pela-industria-pib-encerra-2011-com-alta-de-27

Os países emergentes (Brasil, China e etc.), estão tendo que se proteger das jogadas dos países desenvolvidos que estão em crise e criando vários artifícios para desvalorizar suas moedas e aumentar as exportações e promover os gastos de brasileiros e chineses, com turismo em seus países.
Nesta última visita da nossa presidenta Dilma à Alemanha, ela deixou bem claro que está adotando medidas protecionistas, para defender a indústria brasileira destas jogadas monetárias dos países em crise. Os EUA também tem forçado a desvalorização do dolar frente ao real, para aumentar as exportações.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120305_dilma_merkel_resposta_rw.shtml

A verdade é que os países emergentes estão com suas economias aquecidas e os países desenvolvidos querem se beneficiar disto. Nunca foi tão fácil para o brasileiro obter o visto para viajar aos EUA!!! As montadoras estrangeiras da indústria automobilística tentam se beneficiar dos acordos bilaterias com os países da America Latina, para exportar para o Brasil driblando os impostos (Argentina e México têm acordos com o Brasil, com menores taxas de exportação). Com isso uma montadora japonesa (Mazda), ao invés de se instalar aqui e gerar empregos e renda, planejava se instalar no México e exportar toda sua produção para o Brasil, beneficiando-se da tarifa de exportação.
Dilma está atenta e já comentou que irá rever estes acordos.

A indústria brasileira de calçados e tecelagem, perde vertiginosamente para as exportações da China, incluindo a indústria de produtos eletro e eletrônicos e outras bastante afetadas pelo baixo custo chinês e domínio de tecnologia.
Por outro lado, diversas multinacionais que estão instaladas no Brasil, tiveram faturamento bem superior ao de outros países e por isso estão investindo na expansão de suas fábricas brasileiras. Nosso consumo interno e nossas viagens ao exterior, estão alavancando as economias dos "desenvolvidos". Quem diria??

Enfim, a queda do PIB brasileiro em 2011, já nos mostra que é preciso "ficar esperto" para não sermos engolidos pelas jogadas financeiras dos países em crise, que estão loucos para afogar seus problemas no "terceiro mundo" - como eles sempre nos consideraram.

Mas antes de tudo, é preciso modernizar nossas indústrias, rever estes impostos excessivos, investir em infra-estrutura (estradas, portos, aeroportos, transportes e energia barata) e capacitar a mão de obra brasileira . Só assim, teremos chances reais, de continuar com o PIB em alta.

By Mari

Nenhum comentário: