QUER SER MODERNO???
QUER FICAR MAIS BELA?
QUAL SUA CAUSA SOCIAL???
Estamos chegando a 7 bilhões de indivíduos no planeta e gerando desequilíbrio ambiental, as economias do primeiro mundo estão em crise, as pessoas estão vivendo mais e querem ter qualidade de vida, a base da pirâmide virou um mercado atraente, é preciso produzir mais, gerar mais empregos... e o que fazer para vender mais???
Salvar a economia com novas estratégias de marketing. É a saída encontrada pelas empresas globais, que precisam descobrir novos mercados, sensibilizar pessoas e transformar desejos em necessidades para continuar sobrevivendo e apostar nos ganhos em escala.
- A Danone bate concorrentes no Nordeste, com estratégias de preço e distribuição pulverizada, mudando o conceito de que "iogurte" era supérfluo".
- A Apple lança nova versão do iPad com recordes de venda, apesar do recente lançamento da versão anterior e da similaridade.
- A linha de produtos para cabelo Pantene, amplia sua participação no mercado usando a imagem da modelo Gisele Buchen
- Na Índia o refrigerador (geladeira) é luxo de poucos, mas o lançamento de uma caixa refrigeradora horizontal com baixo custo, bateu recordes de venda.
- A moda das novelas vira febre e vende produtos, aumentando os investimentos de anunciantes em merchandising.
- Ícones do esporte, celebridades da mídia, grifes de luxo e até empresários famosos vendem suas imagens associando a produtos e serviços. Ex. Nextel.
- No Congo uma empresa de telefonia agregou serviços bancários através de um aplicativo e tornou o celular um produto importante para uma população de baixíssima renda, já que a região quase não dispõe de agências bancárias pra transferir dinheiro e realizar pagamentos.
- Marcas de luxo do setor de moda lança, celulares e carros com edição limitada.
- A Natura respeitando as regras de um Programa de Responsabilidade Social, deixa de atender a demanda de vendas de um produto, por não aceitar matéria prima de outros fornecedores, que não pertencem a cadeia de sustentabilidade.
Cada vez mais os meios de comunicação, as mídias sociais, as celebridades, empresas de tecnologia e de marcas de luxo, ONGs, líderes entre outros, influenciam comportamentos, ditam moda e tendências. Um grande exemplo de comercial que envolve sentimentos, conceitos e mudanças de hábitos e que podem nos convencer em relação a novas necessidades e desejos.
By Mari
Nenhum comentário:
Postar um comentário