quinta-feira, novembro 04, 2004
Crea lança selo de responsabilidade social para empresas
O jornal O Globo do dia 5 de outubro traz a notícia de que o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro lançou o selo Crea-RJ de Responsabilidade Social. O objetivo do selo é identificar empresas da área tecnológica, registradas no Crea-RJ, que promovam ações de responsabilidade social ligadas à inclusão tecnológica, à aplicação dos princípios da Agenda 21, contribuam para atender as funções sociais das cidades conforme o Estatuto das Cidades e incentivem o primeiro emprego tecnológico.
O interesse do Crea-RJ em certificar as práticas socialmente responsáveis das empresas é mais uma prova de que a preocupação das empresas brasileiras, das mais diversas áreas, está indo muito além do produto. Tendência comprovada pela pesquisa Responsabilidade Social Empresarial: um retrato da realidade brasileira, realizada pelo Instituto Akatu em parceria com o Instituto Ethos.
A pesquisa traz uma visão detalhada dos diferentes estágios da prática da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil de hoje. E os resultados revelam que as empresas têm o consumidor como foco principal de suas ações de responsabilidade social - das 10 ações mais praticadas pelas empresas, 6 são voltadas ao cliente ou consumidor. Uma percepção que reforça a idéia de que as demandas dos consumidores são um fator chave para a ampliação do movimento das empresas para a gestão socialmente responsável.
Os consumidores brasileiros, por sua vez, estão cada vez mais atentos à atuação social das empresas. Uma outra pesquisa do Akatu, sobre a consciência de consumo no Brasil, mostra que 44% dos consumidores brasileiros afirmam que o papel das grandes empresas é não apenas de produzir, pagar impostos e gerar empregos, mas fazer tudo isso com padrões éticos elevados e contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade. Este número era de 35% há menos de 4 anos, tendo crescido mais de 30%.
De acordo com os resultados da pesquisa, existe um segmento diferenciado entre os consumidores brasileiros: um grupo que se define exclusivamente por sua adesão às práticas do consumo consciente, e do qual fazem parte pessoas de todas as classes sociais, idade e grau de instrução. Selos de certificação, como o lançado pelo Crea-RJ, são um instrumento importante para os consumidores poderem avaliar e comparar empresas segundo sua responsabilidade social. Somente bem informado, o consumidor poderá prestigiar as mais responsáveis e aprofundar este movimento entre as empresas.
Estamos, portanto, caminhando a passos largos em busca do perfil das empresas que queremos para a nossa sociedade. Percepção que vem crescendo tanto do lado dos consumidores quanto do lado das empresas.
Responsabilidade Social Empresarial: um retrato da realidade brasileira
Esta pesquisa inédita foi realizada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Partindo dos Indicadores Ethos de Reponsabilidade Social Empresarial, a pesquisa investigou as ações mais praticadas pelas empresas brasileiras. Os resultados revelam que as empresas brasileiras têm o consumidor como foco principal de suas ações de responsabilidade social - das 10 ações mais praticadas pelas empresas, 6 são voltadas ao cliente ou consumidor. Esta percepção reforça a idéia de que as demandas dos consumidores são um fator chave para a ampliação do movimento das empresas para a gestão socialmente responsável.
Para segmentar as empresas pesquisadas segundo o grau de evolução em responsabilidade social, foram consideradas 55 ações possíveis de serem implementadas por empresas de qualquer porte. Para cada ação, a empresa poderia responder de nunca discutiu o assunto até tem ação ou projeto realizado. Na segmentação, foram consideradas as respostas tem ação implantada e consolidada.
De acordo com a quantidade de ações que as empresas praticam, foram obtidos quatro estágios que representam o atual retrato da responsabilidade social no Brasil. Os estágios têm a seguinte composição:
Estágio 0 (19% das empresas): não realizam nenhuma ação de responsabilidade social
Estágio 1 (31% das empresas): realizam de 1 a 8 ações
Estágio 2 (18% das empresas): realizam de 9 a 13 ações
Estágio 3 (19% das empresas): realizam de 14 a 22 ações
Estágio 4 (13% das empresas): realizam 23 ou mais ações
O estágio 4 - nível em que se encontram as empresas com melhor desempenho - é majoritariamente composto por grandes empresas (59%), mas apresenta uma participação razoável de médias (21%) e pequenas (20%). As pequenas empresas são maioria (62%) no estágio 1, em que as médias representam 33% e as grandes 5%.
Fonte: Instituto Akatu
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