quarta-feira, outubro 27, 2004


ASSÉDIO SEXUAL NAS EMPRESAS

Quando a vítima é você.

Se você é uma mulher que mantém sempre uma postura profissional com seus chefes, veste-se adequadamente ao ambiente que trabalha, trata todos cordialmente e não acha graça quando seu chefe faz aquelas piadinhas mais ousadas fingindo que não entende, ainda assim você pode ser vítima deste tipo de abuso.
Vejam este exemplo. Depois de quatro longos anos, empenhada em realizar um ótimo trabalho, sempre buscando benefícios para a Empresa e ignorando a turma de acomodados, a funcionária descobre que as segundas intenções de seu chefe podem colocar tudo a perder.
Sempre recebeu elogios pelas iniciativas e novas idéias. De vez em quando os elogios eram também para as roupas que estava vestindo, a maquiagem que estava usando, o cabelo... E aí vieram os almoços de negócios, no início com mais pessoas, depois só para “o chefe não almoçar sozinho”, mas ela sempre se manteve a distância. Durante a rotina do dia-a-dia algumas manifestações de ciúmes começaram a surgir, e ele começava a implicar com o serviço dela. Ao longo dos anos, estas discussões começaram a interferir no andamento do trabalho, eram imposições absurdas. Uma recusa no convite para almoçar, era motivo de mau humor e chantagens. Ela já não tinha mais liberdade nem de pagar as contas neste horário, fazer compras ou almoçar com outros funcionários. Ele foi perdendo o controle, mais ainda assim ela não dava liberdade para ele declarar suas verdadeiras intenções. Foi então que ela resolveu reagir a esta perseguição implacável, e levou o assunto aos diretores. Só que, por ter muita consideração pela empresa, não falou em tom de ameaças e simplesmente mencionou que não entendia o que estava acontecendo, já que seu trabalho era sempre elogiado. Alegou que só chegou a esta atitude extrema, pois não via mais condições de desenvolver suas atividades naquele departamento, devido às atitudes de seu superior.
Fez questão de relembrar seu empenho e o bom relacionamento que sempre manteve com todos.
Enfim a história terminou com uma chamada no chefe e para ela, uma promoção mais do merecida.
Moral da história, às vezes dá para transformar problemas em oportunidades, como prega o marketing.
Basta ter muita paciência e um pouco de inteligência.

 Posted by Hello

Nenhum comentário: