sábado, dezembro 31, 2011

O FUTURO É VERDE... e o Brasil está na frente com várias alternativas de sustentabilidade comprovada

Usina de energia eólica


Hoje, a energia eólica é uma das fontes de energia que mais crescem do mundo, e vista de ser uma fonte renovável de energia, que utiliza do vento, uma fonte de energia que nunca se esgotará, em contraste com o petróleo, por exemplo, que tem seus dias contados. Há diversas pesquisas científicas para tornar mais eficiente e economico o uso da energia eólica.
Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), por exemplo, revelam que, até 2013, serão investidos no país R$ 25 bilhões em 141 projetos do setor, espalhados pelos estados de Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou que, dentro de dois anos, o país produzirá 5.272 megawatts (MW) de energia eólica, um grande avanço se for considerado que, em 2005, o Brasil gerava apenas 29 MW.

Usina de cana de açúcar



Usina dos EUA adota modelo de produção brasileiro - Uma usina de cana-de-açúcar instalada no Estado americano do Havaí, terra natal do presidente-eleito Barack Obama, adotou o modelo brasileiro de produção, no qual são gerados, além de açúcar, também etanol e bioeletricidade. A fábrica, que se dedicava à extração apenas de açúcar da cana, passará a produzir etanol para uso como combustível e a utilizar um sistema de cogeração, pelo qual gerará energia elétrica pela queima de bagaço e palha para suprir suas próprias necessidades e também exportar excedentes para o mercado havaiano.


O uso da tecnologia para gerar produtos biodegradáveis - A biotecnologia descobre as inúmeras possibilidades, a partir de células da levedura do açúcar. O FARNESENO e o BIOFENO, obtido com a transformação da glucose, é o ponto de partida para a construção de duas grandes fábricas no interior de São Paulo pela Amyris, para fornecer insumos de produtos alternativos da indústria do petróleo, como borracha para pneus, óleo lubrificante automotivo, biocombustíveis e outras matérias primas para indústria cosmética e de plásticos.



Com a população mundial aumentando, só mesmo o uso da tecnologia para melhorar a produtividade de alimentos, bem como alternativas para diminuir nosso impacto no Planeta. Outras alternativas, na reportagem da Revista Exame:


http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/6-tecnologias-que-podem-mudar-o-mundo


By Mari

Nenhum comentário: