quarta-feira, janeiro 11, 2012

Estratégias de Franquias de alimentação

Atualmente o número de franquias cresce no Brasil de forma desorganizada e sem planejamento.
O candidato a franqueado, muitas vezes nem sabe avaliar qual o melhor ponto comercial. Quais as diferenças e custos que envolvem uma franquia em shopping ou uma franquia instalada na rua.
Quais as vantagens de estar presente na praça de alimentação de um shopping?

No Shopping:
Seu negócio se enquadra no Mix de lojas, ou a concorrência vai ser predatória?
E as restrições de divulgação no local? (As regras dos empreendimentos são inflexíveis em relação as divulgações e promoções das lojas, dentro dos limites do shopping e do estacionamento. Os espaços são comercializados e com um alto custo, por isso é importante negociar algumas bonificações, na ocasião da inauguração da loja).
Existem restrições também na variedade de produtos que o lojista pode comercializar (definidos em contrato) e que podem restringir a ampliação do cardápio e o lançamento de novos produtos.
Além de custos para aquisição de direito de uso da franquia, de instalações, equipamentos, produtos, royalties e propaganda, há planejamento para os custos operacionais, custos administrativos, custos de locação, condomínio e fundos do shopping (propaganda, reserva e etc.)?
Reserva de dinheiro para divulgação e promoções na região?
Quais os direitos sobre o ponto em um shopping? (Todo o esforço do franqueado para conquistar clientes para a marca ao longo dos anos e as luvas que pagou no início da operação, podem não valer nada e deixá-lo sem direito ao ponto. Por isso é preciso estar atento ao contrato de locação firmado com o shopping e o acordo com a franquia).

Na Rua:
Vale a pena investir num imóvel próprio ou alugado?
Quais as desvantagens em relação a um shopping (segurança, facilidades, estacionamento, fluxo de pessoas, etc.)?
Seu produto ou serviço tem perfil para o cliente que consome em lojas fora de shopping? (compra por impulso ou coveniência, consumo agregado ao entretenimento ou outras atividades de lazer).
Quais seriam outros atrativos na vizinhança, que podem gerar fluxo na frente de meu estabelecimento (além de meu produto ou serviço)? Há torres de escritórios, empresas, comércio, universidades, escolas, teatros ou bairros residenciais no entorno?
O ponto fica em uma rua com bom fluxo de carros e pessoas? Minha fachada terá boa visualização? O acesso é fácil?
Há espaço para estacionamento de clientes? O local é seguro para meu estabelecimento e clientes? Qual o horário de funcionamento que pode ser implantado?

Enfim, pesquisas para escolher o melhor ponto comercial (ou o ponto ideal) e o know-how de profissionais do varejo, ajudam a solucionar estas primeiras questões. Afinal, o investimento é alto para iniciar uma franquia e se faz necessário na manutenção, até mesmo depois de sua consolidação no local.

Esta reportagem da Rev. Exame, relata a guerra das franquias em praças de alimentação, onde a concorrência é bem acirrada.
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/guerra-de-franquias-avanca-nas-pracas-de-alimentacao

By Mari

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