sábado, novembro 05, 2011

FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

WBS (Work Breakdown Structure) Estrutura Analítica do Projeto, que subdivide as entregas de um projeto em subcomponentes, de forma a facilitar o gerenciamento e controle do projeto.


Oriundo dos principais programas de defesa dos EUA e de grandes projetos como o "Homem na Lua" que envolveu milhares de pessoas, a GESTÃO DE PROJETOS ganhou força nas organizações em todo o mundo, como uma metodologia para desenvolver grandes projetos que demandam tempo e grandes investimentos, já que sua conclusão será de longo prazo.O PMI (Project Management Institute), estabeleceu padrões e padronizou algumas práticas, já utilizadas com sucesso em diversas companhias e editou o PMBOK (livro com 44 processos de resultados comprovados no gerenciamento de projetos).


Hoje a maioria das empresas mantêm projetos em desenvolvimento de curto, médio e longo prazo, com intuito de acompanhar as mudanças constantes de mercado e os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos. Nos tempos atuais, trata-se de garantir a sobrevivência da companhia e dos lucros futuros.


Definição: Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único.



As principais características de um Projeto, são:


* temporário


* único


* progressivamente elaborado


* propósito


* interdependentes


* conflito


* executados por pessoas (equipes)


* recursos limitados


* necessitam de planejamento, execução e controle



ÁREAS DO PROJETO:


+ ESCOPO - Processos necessários para assegurar que somente o trabalho necessário será executado para completar o projeto com sucesso.


+ TEMPO - Processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.


+ CUSTO - Processos necessários para assegurar que os custos do projeto estejam dentro do orçamento aprovado.


+ QUALIDADE - Processos necessários para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para qual foi proposto.


+ RECURSOS HUMANOS - Processos requeridos para utilizar de maneira mais eficaz o pessoal envolvido no projeto.


+ RISCOS - Processos relacionados com a identificação, análise e respostas aos riscos do projeto.


+ COMUNICAÇÃO - Processos requeridos para assegurar que as informações dos projeto sejam adequadamente coletadas e disseminadas.


+ AQUISIÇÕES - Processos requeridos para aquisição de bens e serviços de terçeiros.


+ INTEGRAÇÂO - Processos requeridos para assegurar que os vários elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.



CICLO DE VIDA DE UM PROJETO - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento (quando o produto é entregue ou é feita a implementação do serviço).



FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO DE PROJETO:
Requisitos - Compreender os requisitos do projeto e saber o que pode ser traduzido do plano de projeto para a situação de trabalho.
Diretrizes -
* Estabelecer os objetivos do projeto
* Qualidade
* Cronograma
* Custo
* Executar o planejamento em sequencia
* Descrever parâmetros técnicos
* Planejar o trabalho
* Identificar os recursos necessários
* Calcular custos
* Preparar orçamento
* Identificar e registrar fatos do projeto
* Desenvolver premissas
* Identificar problemas e solucioná-los
* Identificar e documentar mecanismos de controle
* Detalhar planejamento
* Considerar interfaces e dependências
Responsabilidades - Identificar papéis e responsabilidades com relação à equipe, a alta administração e gerentes funcionais.

PLANO DE PROJETOS
1- Coletar requisitos
2-Termo de Abertura (Project charter) que deve constar:
2.a) As necessidades de negócio que o projeto deve endereçar
2.b) Descrição resumida do produto ou projeto
2.c) Objetivos que o projeto deve alcançar
2.d) Premissas e Restrições
2.e) Nome do Gerente do Projeto designado
3 - Definir o escopo (criar declaração do escopo)
4- Identificar as partes interessadas -Intervenientes /Stakeholders(Cliente, patrocinador, gerente, fornecedores, prestadores de serviços, entidades e órgãos)
5- Atividades e sequencia das atividades (criar EAP ou WBS (Deliverables-entregas) *imagem acima
6- Plano de Comunicação, aquisições e qualidade
7- Planejamento de recursos humanos (Papéis e Responsabilidades quem decide pelo quê na equipe e sua função no projeto, além do plano de gerenciamento de pessoal)
8- Estimativa de custos
9- Gerenciamento de riscos (Mapa de riscos e Respostas aos riscos)
10-Desenvolvimento do cronograma
11-Elaboração do orçamento

MECANISMO DE CONTROLE DE UM PROJETO (Tempo/Custo):EVA - Earned Value Analisys
Quanto se planejou gastar no projeto? - PV (Planned Value)
Quanto vale o que já produzimos? EV (Earned Value)
Quanto já custou o que produzimos? AC (Actual Costs)
Com essas informações é possível mensurar na curva "tempo/custo" se o projeto está atrasado ou excedendo o orçamento.
CPI (Cost Performance Index) =} Divide-se o valor planejado(PV) das tarefas que foram completadas pelo custo real das tarefas que foram executadas (AC) = CPI (se for igual a 1, significa que está de acordo com o planejado, menor que 1 significa que excederam o orçamento)
SPI (Schedule Performance Index)=} Divide-se o valor orçado das tarefas que foram completadas (EV) pelo PV (custo planejado até a data atual) = SPI (se for igual a 1, o projeto está no prazo, se for menor que 1 o projeto está atrasado e se for maior que 1 o projeto está adiantado).

Bibliografia:PMBOK
Site: PMTECH
Aula do Prof. José Finocchio Jr./FGV - MBA em Finanças/USP e Pós-Graduado em Administração EAESP/FGV - PMO e Consultor na área de Projetos.

Resumo By Mari

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