sexta-feira, novembro 11, 2011

Cada negócio exige uma gestão diferenciada











Anna Christina Saicali, CEO da B2W, está em apuros diante do fracasso do maior grupo de empresas de vendas pela net (Americanas.com, Submarino e ShopTime). O sistema é baseado na gestão de Inbev/Ambev do Grupo GP (enxugar custos e maximizar resultados), porém este modelo de gestão não emplacou no segmento de serviços e vendas pela net, que ainda vive um boom de crescimento.
Segundo publicação no site para investidores dos resultados financeiros, do trimestre anterior (http://www.b2winc.com/upload/chamadas/00001644.pdf ) os números ainda estavam no azul, porém não é o que vemos nas resportagens e informações da mídia sobre o penúltimo trimestre de 2011. http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/por-que-a-semana-da-b2w-dona-da-submarino-ainda-pode-ficar-pior

Enfim, conforme reportagem em maio deste ano da Revista Exame com a CEO Anna Saicali (http://www.reclameaqui.com.br/noticias/capa-da-revista-exame-anuncia-guerra-com-o-consumidor/1327), houve um grande descuido com os serviços de logística e no atendimento ao consumidor, com atrasos cada vez maiores na entrega de produtos.
Tornou-se emblemático o caso da B2W, provando que hoje o consumidor pode decidir o destino de uma grande empresa, independente da força do grupo de investidores e gestores que controlam o negócio.
Fica aí a lição, de que devemos aprender com os erros.

FLEXIBILIDADE E FOCO NO CLIENTE, para se adaptar ao mercado e aumentar os lucros de maneira justa. Modelos de gestão engessados, não funcionam nos dias de hoje. A gestão deve ser focado no sistema de negócios e levando em conta as práticas do mercado. Muitas vezes o valor agregado de um produto está na qualidade do serviço prestado ao cliente, e isso pode fazer toda a diferença num mundo globalizado e recheado de concorrentes.

By Mari

Nenhum comentário: