segunda-feira, outubro 31, 2011

SUSTENTABILIDADE. MARKETING OU NECESSIDADE?

Shopping centers concentram grande fluxo de pessoas, produz muito lixo, gasta muita energia, e além de outras mega necessidades, interfere no trânsito, no esgoto, na segurança e demais itens de infraestrutura de um bairro ou região onde ele será instalado.
Quando se projeta um shopping, o ideal é que sejam estudados todos estes impactos (ambiental e social). Por se tratar de um grande empreendimento com acesso público, deveriam ter algumas premissas já instituídas na legislação, descontaminação do solo (terreno), replantio de árvores, a separação de resíduos, o uso da tecnologia para diminuir o consumo de água e energia, entre outras necessidades.
Mas esta, áinda não é a realidade brasileira.
Apesar de um novo empreendimento valorizar a região ou cidade onde se instala; gerar empregos e oportunidades para lojistas locais; oferecer conforto, comodidade e ampliar as opções de compra e lazer para a comunidade. Ainda assim, nem tudo são flores na chegada de um novo shopping.
Segundo pesquisa recente do IBOPE, grande parte das empresas brasileiras não tem como prioridade a questão da sustentabilidade.

Mais detalhes no post de Luiz Marinho, especialista em brading e shopping centers:
http://marinhonoblog.blogspot.com/2011/10/pesquisa-ibope-sustentabilidade-no.html

By Mari

Nenhum comentário: