quinta-feira, outubro 06, 2011

PERFIL DO LÍDER X PERFIL DO GERENTE

Mesmo com atividades e responsabilidades distintas em uma equipe, o líder e o gerente são perfis exigidos em um só profissional. As empresas buscam estas características para eleger o capitão de uma equipe, que deverá conduzir seus projetos que em geral envolvem grandes investimentos. Afinal, quais as diferenças entre um líder e um gerente?
O líder é percebido por sua equipe, como uma pessoa com muito conhecimento em sua área, criatividade, grande autonomia para solucionar problemas e dificuldades, conduzir mudanças e inspirar a todos.
O gerente é bom em planejamento, controle e execução sem perder o foco.
Ambos se completam, precisam conduzir pessoas e correrem riscos, sem perder o alinhamento entre as metas de seus projetos e os objetivos centrais da organização.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

GERENTE x LÍDER
Gerenciamento e Planejamento x Estabelecer diretrizes
Organizar e escalar pessoal x Alinhar pessoas
Controle e soluções x Motiva e inspira pessoas

TRABALHO EM EQUIPE
O objetivo de se trabalhar em equipe é obter uma produtividade superior, que a soma dos esforços individuais. Para isso deve existir sinergia entre o grupo, que em geral é composto por um pequeno número de pessoas (de 04 a 12 membros) com conhecimentos complementares, compromissadas com um propósito, metas de performance e abordagens comuns e pelos quais se mantem mutuamente responsáveis.

CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE ALTAMENTE EFICIENTE
1 - Senso de propósito (Visão compartilhada e objetivos definidos, com forte concentração em resultados)
2 - Comunicação Aberta ( Todos os membros são abertos e sinceros e respeitando as opiniões diferentes, onde as discussões levam a decisões)
3 - Cofiança e respeito mútuo ( Valorizam e apoiam uns aos outros, estimulando e oferecendo feedback)
4 - Liderança compartilhada ( O líder atua como facilitador, todos os membros são responsáveis) 5 - Procedimentos eficazes de trabalho ( Reunir, organizar e avaliar as informações. Criatividade, inovação e exposição aos riscos são estimulados)
6 - Criação a partir das diferenças ( Eficiência obtida pela sinergia de diferentes habilidades e conhecimentos de seus membros)
7 - Flexibilidade e adaptabilidade ( Facilidade de reagir à mudanças, reavaliando e reestruturando suas posições)
8 - Aprendizagem contínua (Os desafios e interação com outras equipes, para aprender a partir de experiências)

FASES DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE
FASE I -
Formando
a) Pessoas com idéias diferentes sobre o objetivo e a razão da existência da equipe
b) Não desenvolveram visão ou senso de propósito
c) Pessoas tendem a ser cuidadosas com o que dizem
d) Há pouca confiança
e) Busca de um líder para estabelecer a direção
f) A equipe não criou procedimentos para poder trabalhar em conjunto
g) As pessoas ainda não exploram as diferenças em talentos, habilidades e estilos de trabalho
h) Os individuos podem ser flexíveis, mas não há flexibilidade na equipe
i) Aprendizado individual pode ser alto, mas há pouco aprendiado com a experiência da equipe

Atuação do líder - Estrutura - Encoraja o aprendizado - Equilibra a participação

FASE II
Crescendo
a) Existencia de conflitos (sobre liderança, melhor forma de trabalho, etc)
b) Comunicação mais aberta, mas ainda em desacordo
c) As pessoas priorizam as necessidades individuais em detrimento com as necessidades da equipe
d) Descredito e falta de cofiança na formação de uma equipe coesa
e) Trazer conflitos à tona e resolvê-los é essencial para a sobrevivência da equipe nesta fase
Atuação do Gerente - Gerencia conflitos - Estimula o diálogo - Facilita a tomada de decisão - Proporciona apoio - Ajusta o foco

Normatizando
a) Os membros da equipe estão desenvolvendo uma visão compartilhada, estabelecendo objetivos e metas
b) A discordância diminui e começa a existir a confiança
c) Membros da equiep começam a exercitar a liderança
d) A equipe desenvolve e testa procedimentos para trabalhar com eficiência
e) Membros conscientes das diferenças em talentos, habilidades e estilos de trabalho
f) A equipe ainda não é flexível e portanto não responde prontamente à mudanças
g) Há pouca experiência compartilhada na equipe
Atuação do Gerente - Delega mais responsabilidade - Encoraja a expressãi de idéias - Desafia a equipe - Proporciona reconhecimento - Proporciona treinamento - Pede ajuda

Executando
a) Membros da equipe compartiham o senso de propósito
b) A comunicação é total
c) Bom nível de cofiança
d) Liderança compartilhada
e) A equipe tem procedimentos eficazes de trabalho
f) Há um alto grau de flexibilidade e adaptabilidade, mas estão presos ao paradigma tradicional
g) Aprendizagem contínua em evolução, mas sem quebra de paradigmas
Atuação do Gerente - Sugere novas metas - Testa posições - Desenvolve processos de auto-avaliação - Capitaliza o conhecimento

FASE III
Involuindo
a) Membros da equipe começam a perder o senso de propósito
b) Comunicação é confusa
c) Perda de confiança
d) Procedimentos de trabalho sem eficiencia
e) Confiança e comunicação em declínio
f) A equipe faz muitas mudanças, mas sem quebra de paradigma
Atuação do Líder - Diagnostica problemas - Desenvolve e testa soluções - Redefine os objetivos - Inicia nova curva

Transformando
a) A equipe redefine seu propósito
b) Comunicação e confiança totais
c) Liderança compartilhada entre todos os membros da equipe
d) Novos procedimentos de trabalho
e) Membros da equipe maximizam a sinergia de suas diferenças em habilidades e estilos
f) Flexibilidade e adaptabilidade altos - a equipe responde rapidamente à mudanças
g) Membros da equipe fazem uso da aprendizagem e melhoramentos contínuos
h) Total abertura para quebra de paradigmas
Atuação do líder - Reforça comportamentos - Identifica oportunidades - Cria recmpensas - Celebra

http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2011/10/07/voce-quer-mesmo-ser-um-lider-eficaz/

Material de aula de Liderança e Trabalho de Equipe - MBA Gestão de Projetos - FGV
Prof. e Gestor Pedro Henrique A Couto Ribeiro
Resumo By Mari

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