sexta-feira, setembro 30, 2011

FRANQUIAS

Franquia do Mc Donalds, presente em quase todos os países


Há algumas décadas, quando surgiu a primeira franquia, houveram muitos erros e acertos, porém este sistema de negócios já se antecipava a globalização econômica que hoje domina os quatro continentes.


O poder das marcas e o sistema padronizado de produtos e serviços, caiu no gosto popular. O consumidor faz valer suas preferências, e sustenta o crescimento de diversas marcas que continuam expandindo pelo País afora. Além de ser uma excelente alternativa, para pequenos empreendedores que querem investir em um negócio já consolidado.
Em minha vivência em shoppings, pude observar os erros básicos nas operações que se iniciavam. Muitas vezes o próprio franqueado não possuia o perfil ideal e também não recebia treinamento adequado, para operar sua franquia.
Aliás, o gargalo está exatamente no fator "treinamento". O franqueador não pode economizar neste importante pilar. Treinamentos e inovações constantes de produtos, serviços e atendimento, são a base de sustentação deste sistema de negócios.
Abaixo uma lista das 10 maiores franquias, no mundo:


Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-10-maiores-franquias-do-mundo-segundo-a-entrepreneur
1. Hampton Hotels (hotelaria)
2. ampm (conveniência)
3. McDonald's (lanchonetes)
4. Supercuts (cabeleireiro)
5. Days Inn (hotelaria)
6. Vanguard Cleaning Systems (limpeza)
7. Subway (lanchonetes)
8. Denny's Inc. (lanchonetes)
9. Jan-Pro Franchising Int'l. Inc. (limpeza)
10. Hardee's (lanchonetes)

No Brasil, o setor de franquias é muito representativo.
Somos o terceiro no mundo em número de franquias.
Em 2010, o segmento movimentou R$ 75,9 bilhões, gerando 777.000 empregos diretos. “O setor cresceu quase 20% no ano passado, somando 1.855 redes e 86.365 unidades (dados da Associação Bras de Franchising - ABF)


De acordo com a reportagem (link abaixo), as empresas brasileiras não deixam nada a desejar e já iniciaram expansões em diversos paísess.
http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/revista/interna.asp?CodA=158&CodAf=463&CodC=4



By Mari

Nenhum comentário: