sexta-feira, setembro 16, 2011

GREEN BOOK

Conheça 5 iniciativas brasileiras que estão no Livro Verde do Século 21
Lydia Cintra 16 de setembro de 2011

Este ano, o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) lançou o Livro Verde do Século 21 (Bright Green Book), que mostra 100 iniciativas em todo o mundo dentro do tema economia verde, com tecnologias e programas pensados para melhorar o planejamento urbano, uso racional de água e energia e desenvolvimento equilibrado das cidades. Ao todo, 350 casos foram analisados – destes, 51 do Brasil. Conheça cinco projetos brasileiros que entraram na edição final do livro.



Projeto de Horticultura Cinturão Verde em João Pessoa


Programa de incentivo à agricultura familiar para produção orgânica de hortaliças sem o uso de defensivos e fertilizantes químicos. Os agricultores recebem capacitação para os cultivos e financiamento por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF). O projeto visa oferecer condições para que as famílias produzam melhor, aumentem a renda e mantenham-se em seus locais de origem (sem necessidade de migração para centros urbanos).


Desenvolvimento Urbano de Curitiba

É considerada a “cidade mais verde da América Latina” em função do plano diretor que integra transportes, circulação e uso da terra (com preservação de áreas verdes). Segundo o Livro, a cidade “consegue mostrar que ter uma política de desenvolvimento consistente e de longo prazo traz efetivamente benefícios para toda a população e ao meio ambiente de forma equilibrada.”




Fruticultura Irrigada no Polo Agroindustrial de Petrolina-Juazeiro


Onde estão os maiores produtores de manga e uva do país (Petrolina tornou-se o segundo maior centro vinícola brasileiro). Com a formação do Polo, os produtos da região ganham valor, melhoram a renda dos trabalhadores e o cultivo torna-se mais vantajoso que atividades como criação de gado e plantação de soja.




Universidade Estadual do Ceará – Vacina contra dengue produzida do feijão

Os pesquisadores da Universidade desenvolveram a vacina que combate quatro tipos de manifestação do vírus. O baixo custo de fabricação é uma das vantagens da tecnologia, que utiliza o chamado “feijão de corda”.




Fundação Gaúcha de Bancos Sociais – Banco de Resíduos



O projeto une ações entre geradores de resíduos e possíveis “usuários”, o que possibilita o aproveitamento econômico do que é descartado (o que é lixo para uns, pode ser matéria-prima para outros).




Para conhecer todas as iniciativas selecionadas no Bright Green Book. http://www.brightgreencities.com/v1/pt/category/bright-green-book/

Nenhum comentário: