domingo, setembro 25, 2011

AS FRAQUEZAS, SÃO AS NOSSAS FORÇAS EM EXCESSO




Os treis Estados do Ego, que os indivíduos carregam por toda a vida



Segundo a Teoria de Eric Berne (Análise Transacional), o indivíduo carrega 03 "Estados de EGO" por toda sua vida. - PAI - CRIANÇA - ADULTO.


Algumas destas características se sobressaem diferentemente, em cada um de nós.
O EGO, é como um sistema de emoções e pensamentos. Quando nascemos, o primeiro estado que se estabelece é o CRIANÇA, onde aprendemos a lidar com emoções de medo, raiva, afeto, tristeza e alegria. O estado do Ego PAI é o segundo, e que faz parte de nossa infância, onde nos ensinam o que é certo e errado, o que podemos ou não fazer, etc. Quando começamos a decidir o que é melhor para nós, analisarmos situações e problemas, estabelece-se o estado ADULTO.


Estado Pai - São nossas atitudes, condutas, conceitos, valores, etc. No estado Pai, temos a influência do PAI CRÌTICO (que manifestam em nós comportamentos de punição, de crítica, de preconceito, menosprezo, etc. Já o PAI NUTRITIVO (são nossas atitudes de apoio, proteção, permissões, etc.).


Estado de Ego CRIANÇA - Se manifesta em nossa personalidade com as seguintes características:

CRIANÇA REBELDE (não obedeçe normas, regras de conduta e demonstram sentimentos de forma acentuada de ódio, inveja, vingança, etc.) .

CRIANÇA LIVRE (responde por nossa criatividade, espontaneidade de emoções e afetos).

CRIANÇA SUBMISSA ( é característica de pessoas muito conformadas e obediente as normas sociais e as vezes se tornam artificiais, pois ocultam as verdadeiras emoções e perdem toda autênticidade).

O estado ADULTO (é nossa parte racional, a noção de realidade, a organização, o planejamento, a avaliação dos fatos, as decisões e etc.).


Com base nestas características, foram criados os Impulsores e os Permissores, e que irão equilibrar nosso perfil e formar nosso "Argumento de Vida" (um modo fixo de agir, característico de cada pessoa em variadas situações).A partir das influências dos 03 Estados de Ego, em nossa personalidade, irá se destacar uma das cinco categorias abaixo (Impulsores):

SEJA PERFEITO (perfeccionista, exigente, expressão severa).

SEJA FORTE (não demonstram emoções, são extremamente responsáveis, puxam para si as responsabilidades e não pedem ajuda).

SEJA APRESSADO (são inquietos, estão sempre pensando no que precisam fazer em seguida, e querem terminar tudo imediatamente).

SEJA AGRADÁVEL (se sentem responsáveis em fazer os outros se sentirem bem, internamente não se sentem suficientemente bons e precisam da aprovação dos outros e não sabem dizer "não").

SEJA ESFORÇADO (estão sempre achando dificuldades, não terminam as coisas e estão sempre se esforçando sem obter muito resultado).


QUAL O MELHOR IMPULSOR (ou FORÇA)?

Não existe melhor IMPULSOR, qualquer um deles em excesso, pode se tornar a maior fraqueza de um indivíduo. Uma pessoa pode ter mais de um IMPULSOR (força) em sua personalidade, porém precisa saber equilibrá-la. De forma a viver harmoniosamente seus relacionamentos, em sua vida social, no trabalho e etc.

Para isso existem os PERMISSORES:

Ao invés de SEJA APRESSADO, seja DINÂMICO (tenha calma e faça as coisas com tranquilidade.

Ao invés de SEJA AGRADÀVEL, seja ÉTICO (voce pode fazer aquilo que gosta sem ser incoveniente e não é preciso agradar a todas as pessoas).

Ao invés de SEJA FORTE, seja RESPONSÁVEL (voce pode sentir e mostrar o que sente sem deixar de cumprir suas responsabilidades e aprender a delegar).

Ao invés de SEJA PERFEITO, seja ORGANIZADO (o suficiente para fazer as coisas bem feitas, sem fazer da vida um sofrimento por qualquer detalhe e aprender a exigir menos das pessoas, pois cada um tem o seu modo de executá-las).

Ao invés de SEJA ESFORÇADO, seja DETERMINADO (tente encontrar uma forma de fazer as coisas que não lhe custe tanto, pense positivo e termine o que começou).


Ainda sobre a Teoria, cada um possui traços pessoais que em si mesmos e não devem ser considerados produtivos ou improdutivos, pois representam um redudo básico de forças que podem ser trabalhadas à seu favor, uma vez que se forem bem utilizados, convertem-se em um manancial de recursos pessoais.

Segundo o psicológo e pesquisador Alan Katcher, dentro de uma organização existem princípios básicos para trabalhar a seu favor, como:

a) Existem muitos métodos diferentes , mas igualmente eficientes de lidar com uma situação.

b) Cada perfil tende a enfatizar algumas características, que são especialmente benéficas para o funcionamento organizacional. Características de todos os perfis, são requeridos para otimização do desempenho.

c) É difícil, senão impossível possuir todos os Permissores e ser igualmente hábil em todos os aspectos. As pessoas deveriam apreciar as qualidades especiais em seu perfil e valorizar as características do perfil dos outros. Afinal as nossas diferenças é que contribuem para nossa evolução.

d) O relacionamento evolui, quando as pessoas nele envolvidas, demonstram respeito mútuo pelos talentos individuais e não pedem aos outros que mudem.

e) A pessoa tem a força de se liberar , se aceitar e é sua responsabilidade fazer alguma coisa por si mesma.

f) Os príncipios aqui descritos são universais, pois foi introduzido e estudado em muitos países.


Bibliografia:


Análise Transacional/Jogos da Vida - Autor ERIC BERNE


Inteligência Emocional - Autor DANIEL GOLEMAN



Conteúdo de minha aula de MBA em Projetos na FGV - Comunicação Interpessoal e Gestão de Equipe - Ministrado pelos Prof. Dra. Maria Lucia Rodrigues Correa.

Nenhum comentário: