segunda-feira, abril 05, 2010

QUAIS AS CHANCES DE UM NEGRO??

Me emocionei com o filme que deu o Oscar à Sandra Bullock, The Blind Side (Um Sonho Possível).
Na verdade me identifiquei com a personagem, que adota um rapaz adulto com muito poucas chances de se dar bem e lhe oferece as oportunidades que vão transformar sua vida. Algumas pessoas, principalmente as de cor negra e pobres, não têm muitas chances em nossa sociedade. E quando não podem contar com os pais ou familiares, precisam de apoio ou apenas uma chance para mostrarem seu valor.
Quem nega esta verdade, não convive com um pessoa negra nem vê de perto as situações que eles enfrentam. O preconceito velado dos brasileiros, transforma a vida do negro em um martírio e se for pobre e depender de ajuda ou apoio de alguém, a coisa fica pior.
Os filhos de negros de famílias mais abastadas, têm a proteção da própria família e conseguem ter mais chances em escolas e futuros empregos. São aceitos na sociedade, pois são classificados como negros esforçados e se encaixam no perfil certinho e educado que a sociedade exige.
Porém aqueles negros que não têm família, ou provém de famílias pobres e desestruturadas precisam se transformar em verdadeiros heróis para transpor os obstáculos e ignorar as injustiças, só assim terão chances de conquistar um lugarzinho ao sol, nesse mundo "branco". Onde todos os padrões de beleza são brancos e ter "boa aparência" é se assemelhar aos traços dos brancos, manter o cabelo alisado e etc.
Eles não têm quase nada a seu favor. Até Jesus era branco...
Porém, no esporte eles encontram suas maiores chances, e é onde podem lutar de igual para igual com os brancos.
Enfim, o tema do filme não tem nada de inédito e segundo a crítica é até melodramático. No entanto é baseado em uma história real e revela o que não queremos enxergar, QUE EM NOSSA SOCIEDADE, SEMPRE FOMOS INJUSTOS COM OS NEGROS E CONTINUAMOS SENDO.

Quantos funcionários negros você emprega em sua empresa? Dê uma chance ao próximo candidato.
By Mari

Nenhum comentário: