quinta-feira, outubro 13, 2005

OS HOMENS E AS ARMAS

Você é a Favor ou Contra?

Ontem a noite tive o infortúnio de assistir uma reportagem na CNN, que mostrava do que o homem é capaz quando está dentro de uma farda e armado, colocando-se acima de qualquer lei e protegido pelas deturpadas e corrompidas coorporações policiais e militares.
Um professor negro de 64 anos que estava tentando entrar em sua casa em New Orleans, foi brutalmente espancado por policiais e com o rosto totalmente desfigurado, foi algemado no chão enquanto enchia uma poça de sangue. Tudo gravado e transmitido para o mundo através da CNN.
Eu confesso, não consegui dormi. Tive pesadelos com aquelas imagens e acordei diversas vezes. Não sou assim tão sensível, mas realmente as cenas chocam. Isso como se não bastasse o sofrimento e o caos que assola os moradores de New Orleans.
Não queremos enxergar, mas a degradação das forças policiais e militares são reflexos dos valores corrompidos de nossa sociedade. O poder, o dinheiro e a força estão se sobrepondo aos direitos humanos que tanto alardeamos.
A justiça não é aplicada de forma homogênea à ricos e pobres, pretos e brancos, políticos e cidadãos comuns. Tentamos fazer vista grossa, mas o caos já é percebido em nosso século. A impunidade e a corrupção são os vírus que estão se espalhando e corroendo todos os pilares que embasam uma vida em sociedade.
Com a desculpa do combate ao terrorismo, estamos assistindo as atrocidades de soldados americanos que já não enxergam pessoas, mais pedaços de carnes à serem massacrados. E por sua vez, os terroristas do oriente médio se explodindo com milhares de inocentes por todo o mundo, em busca de um isolamento radical e autonômia em seus territórios. A guerra é apenas uma desculpa para impor a supremacia e garantir os interesses dos paises que podem mais e também dos que faturam com todo esse espetáculo, como a indústria bélica, a imprensa, e tantos outros.
Aqui no Brasil varremos tudo para baixo do tapete. Nos vangloriamos por não nos envolvermos com guerras, mas esta reportagem me fez lembrar a nossa guerra interna tão grave e tão injusta. Pois infelizmente, assim como todos os brasileiros eu também tenho memória curta e só quando sou sacudida por estas reportagens reais, me conscientizo que tenho que fazer alguma coisa. Uma delas vai ser votar a favor da proibição de armas no Brasil, pois apesar de saber que não estamos protegidos e que essa proibição não vai tirar as armas do bandido, prefiro não alimentar a indústria bélica, que só lucra com a perda de uma vida.
Aqui fica a minha pergunta.
Para que precisamos de uma arma de fogo?
A resposta é única: Para matar! Pois é a ferramenta mais rápida e eficiente!
E quando a sociedade entende que o comércio de arma é maléfico e o proíbe, já estamos dando um passo à frente de outros países, que sofrem com o excesso de armas, o que estimula o seu uso impulsivo.

Leia esta reportagem da Carta Maior: http://agenciacartamaior.uol.com.br/
Dossiê revela política de execuções sumárias nas ruas e presídios de SP

Não recomendo, mas se quiser veja o vídeo da brutalidade - www.cnn.com/video
LAW Attorney: Officers doing their jobs

Nenhum comentário: