domingo, outubro 02, 2005

O QUE TEM A VÊ, O LIXO E VOCÊ?


Rua de Sao Paulo Posted by Picasa


Nesta última semana assisti um fórum sobre o impacto do lixo que produzimos, no meio ambiente. Por coincidência, também lí algumas matérias que têm abordado este assunto e nos alertado sobre o futuro que nos espera.

Não é exagero, é a realidade. Sempre tive aversão aos chamados "eco-chatos", nunca fiz questão de convencer ninguém sobre as coisas que acredito e acho que a conscientização de cada um deve se dar espontâneamente. Mas depois deste fórum, cheguei a conclusão de que devo compartilhar minha opinião e atitudes sobre este assunto, a quem interessar.
Descobri que podemos adotar hábitos simples, para minimizar o volume do lixo que produzimos. Em Nova Yorque, cada indivíduo produz em média 54 kg de lixo por mês. Descobri que quanto mais desenvolvido é o país, mais lixo produz.
Imagine quando a China e outros países emergentes, começarem a consumir neste nível?
Por que?
Em São Paulo - Cada indivíduo produz em média 18 kg de lixo por mês.
A Grande São Paulo produz 12 mil toneladas de lixo por dia
O que acontece ao nosso lixo?
Primeiramente, ele é coletado pelas prefeituras ou por uma companhia particular e levado a um depósito, juntamente com o lixo de outras residências da área. Lá pode haver uma certa seleção – sobras de metal são separadas e reaproveitadas.
O que acontece ao lixo tão variado de um lugar para, outro?
Em geral, a solução mais comum a todo esse material é enterrá-lo em aterros apropriados. A Grande São Paulo descarta 59% de seu lixo por esse processo. Para os lixões, seguem 23% do que é recolhido.
Os dois aterros sanitários em funcionamento na cidade de São Paulo são o Bandeirantes, que faz aproveitamento do gás metano; e o São João. Há anos com os dias contados, ambos continuam recebendo toneladas de lixo e operam no limite. No entanto, esses locais causam problemas. A decomposição do lixo produz gases (principalmente metano) que se desprendem da terra. De vez em quando, esses gases causam explosões – ou obrigam os moradores das redondezas a se retirarem.
O lixo enterrado pode, também, poluir lençóis de água, que correm para os rios e riachos que abastecem nossas casas.
Outro método é a incineração ou queima. Esse método está se tornando mais comum, uma vez que os depósitos estão se tornando escassos e ficam mais dispendiosos. Outra vantagem da incineração é o fato de que com essa queima se pode produzir energia, parte da qual já vem sendo aproveitada. Na Dinamarca, 75 % do lixo é queimado para produzir energia. Em São Paulo, apenas 6% do lixo segue esse destino. Há desvantagens nesse método. Seu desenvolvimento é caro. E, pior ainda, durante o processo de incineração, há liberação de gases que poluem o ar.
Materiais preciosos
Papel, alumínio, aço, vidro, plástico e garrafa PET são materiais que podem ter um tempo de vida maior se forem reciclados e incorporados ao ciclo produtivo. Com isso, ajudam a reduzir o volume dos aterros sanitários e lixões, bem como os danos causados ao ambiente, os gastos de energia e o desperdício de recursos naturais. O consultor da Universidade de São Paulo (USP), Sabetai Calderoni, defende a implantação das Centrais de Reciclagem Integral de Resíduos, que reúnem todas as atividades relacionadas ao tratamento do lixo, inclusive, a coleta seletiva. "Com as Centrais, esses materiais preciosos retornam às indústrias para reciclagem, numa proporção de 30%. O lixo orgânico, que representa 60%, vira fertilizante, energia elétrica ou gás natural veicular; enquanto os 10% restantes, não-aproveitáveis, seguem para um aterro de apoio."
Organize seu lixo
Antes de entregar o lixo para reciclagem, alguns cuidados que facilitam o processo de coleta e reciclagem de produtos devem ser tomados.
Confira as dicas. Elas podem ser praticadas em sua casa:
Todo produto destinado à reciclagem deve ser lavado (use pouca água);
Em casa, latas, garrafas, sacolas, embalagens longa-vida e vidros devem ser enxaguados e, depois, reservados;
Diminuir o volume facilita a ação de quem for separar os produtos. Por isso, as embalagens devem ser sempre dobradas ou amassadas;
Produtos orgânicos (restos de comida, cascas, grama) devem ser separados dos resíduos sólidos; Os produtos devem ser separados por tipo. Papel com papel e vidro com vidro; Bandejinhas do tipo isopor e embalagens de produtos de limpeza, depois de lavados, podem ser reservados com outros plásticos.
Lixo Orgânico
Também produzimos muito lixo orgânico. São restos de alimentos recolhidos de residências, restaurantes, feiras livres, Ceasa e outros e que são encaminhados para duas usinas de compostagem, Vila Leopoldina e São Matheus. Juntas, elas recebem diariamente 1 milhão de toneladas só deste lixo, recolhido na Grande São Paulo.
COMPOSTAGEM Processo de decomposição da matéria orgânica dos RSU que, por ação de bactérias aeóbicas (na presença de oxigénio essencial ao seu desenvolvimento) e de determinados fungos, produzem um produto final semelhante a húmus, o composto, que tem como aplicação mais importante o poder ser correctivo orgânico dos solos.

O QUE PODEMOS FAZER?
Nunca me preocupei em separar o lixo de casa, mas guardava as latinhas para a filha do vizinho, as garrafas de água (Pet) para uma amiga, que montou uma empresa de reciclagem, e o papelão já jogava no lixo separado do prédio, para os catadores.
Percebí que já estava fazendo essa tarefa, tão simples. As cidades que não têm coleta de lixo reciclável, tem a Rede do Pão de Acúcar que recebe seu lixo limpo e separado, num projeto exemplar de reciclagem.
Hoje me considero uma pessoa mais consciente. Não uso muito embalagens descartáveis, seja em casa ou nos fast foods. Evito utilizar o plástico, pois demora décadas para se decompor e não é um material muito utilizado para reciclagem. Guardo meu lixinho pessoal na bolsa ou no carro, para jogar numa lixeira ou no lixo de casa, ao invés de jogá-lo nas ruas, na praia ou no meio ambiente. Enfim, tento diminuir meu estrago na natureza, que já mostra sinais claros de esgotamento.

CONSCIENTIZE-SE, NÃO CUSTA NADA! - Nós somos muitos e se cada um fizer a sua parte, o resultado positivo vai ser imensurável para o nosso grande lar, que se chama PlanetaTerra.

Uma iniciativa louvável - CEMPRE http://www.cempre.org.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante seu tema, pois acho muito importante concientizar as pessoas sobre o assunto reciclagem e eu como Química não poderia deixar de te parabenizar, por mais essa iniciativa.

upway rede de apoio e colaboração mútua disse...

Tudo bem. Muito boa a sua intenção, mas voc~e precisa de alguém para fazer uma revisão ortográfica e sintática nos textos que você publica aqui. Por exemplo, a expressão "o que tem a vê o lixo e você" está errada. O correto é "o que tem a ver o lixo e você". Desculpe, mas, nestes tempos de internet, quando a gente se comunica com o mundo, escrever correto é importantíssimo. Não se esqueça que há crianças e adolescentes fazendo pesquisa e utilizando seus textos em trabalhos escolares.
Um abraço,
Maria Guida.