terça-feira, maio 25, 2004

Marketing Social...

Depois de muito pensar, resolvi que este blog inicialmente vai me servir como uma revisão dos assuntos que tenho estudado atualmente.
Trata-se de Responsabilidade Social, um tema que a grande maioria das empresas não sabe bem o que é, e que irei compartilhar aqui.


Ano passado participei de um Programa da FGV-EAESP que discutiu e premiou alguns projetos de "Responsabilidade Social no Varejo" desenvolvidos por empresas do setor de pequeno, médio e grande porte. Um dos moderadores do encontro foi o jornalista da Folha, Gilberto Dimenstein que falou do projeto Cidade Escola Aprendiz. Um grande exemplo de dedicação que levou grandes empresários a apoiarem esta iniciativa.
No site www.aprendiz.org.br voce descobre a dimensão que vem alcançando este projeto.
Quem Somos
A Cidade Escola Aprendiz é um laboratório de pedagogia comunitária que realiza a experiência do bairro-escola, dedicada ao aprimoramento simultâneo da comunidade e da educação.



AS EMPRESAS VENCEDORAS DO 1ºPRÊMIO/FGV-EAESP
Categoria Micro Empresa
Projeto Terra
O Projeto Terra é uma loja que aposta no conceito de consumo solidário, comercializando produtos brasileiros provenientes de trabalhos sociais, ou que tenham origem reconhecidamente ecológica. O objetivo do Projeto Terra é ser uma ”prateleira” para produtos feitos por ONG’s, entidades filantrópicas, comunidades carentes ou indústrias que trabalhem com matéria-prima de origem ecológica. O conceito de comércio solidário utilizado pela empresa privilegia as ações que buscam incentivar o consumo consciente dos recursos naturais e a geração de renda em comunidades excluídas por meio de iniciativas de trabalhos comunitários.|

Categoria Pequena Empresa
Farmais Unidade Osório
Projeto Atenção Farmacêutica Solidária
O projeto consiste na adoção de dez famílias carentes e marginalizadas da comunidade de Osório (RS), compostas de 40 adultos e 37 crianças, selecionadas através de um trabalho conjunto com a Pastoral da Criança. A proposta da Farmais é buscar soluções para suprir as carências sociais, morais, de saúde e nutricionais da comunidade; integrando a comunidade num processo de auto-ajuda e auto-suficiência.

Categoria Média Empresa
Pharmativa
Projeto Verminose
O projeto surgiu de uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete (MG) entre os anos de 1995 e 1999, na qual se constatou que, em 21 bairros da cidade, cerca de 25% das crianças e adultos possuíam algum tipo de verminose. O objetivo da iniciativa é diminuir o contágio por verminose, em crianças matriculadas no ensino fundamental, uma vez que esse tipo de contaminação causa problemas tanto para o desenvolvimento saudável das crianças como para o desempenho no aprendizado. O projeto é composto de várias fases (educativas, preventivas e profiláticas), envolvendo 36 escolas públicas e beneficiando cerca de dez mil crianças.

Categoria Grande Empresa
Grupo Pão de Açúcar
Projeto Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever
Destina-se a promover a educação e conscientização ambiental de clientes e comunidade sobre a importância da reciclagem de embalagens pós-consumo, por meio da instalação de pontos de coleta seletiva nas lojas, além de estimular novos hábitos de consumo, visando o equilíbrio ambiental e a inclusão social. O projeto gera, atualmente, cerca de 200 empregos diretos e indiretos. São 48 estações de reciclagem em funcionamento, contabilizando 3,4 mil toneladas de materiais recicláveis coletados em 25 meses de operação.

Categoria Entidade Varejista/ Shopping Center
Shopping Aldeota Expansão
Programa Natal com Todas as Letras
A campanha de Natal do Shopping Aldeota doou mini-bibliotecas com mais de oito mil livros para-didáticos para escolas de comunidades carentes da cidade de Fortaleza (CE), beneficiando aproximadamente cinco mil crianças e adolescentes. Para a implantação do programa foram desenvolvidas ações com a Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social, mobilização dos clientes e lojistas para a doação de livros e criação das mini-bibliotecas com rodinhas e portas de ambos os lados e cursos de orientação aos professores para uma melhor utilização do material recebido e incentivo à leitura na praça central do shopping.

Mais informações no site www.fgvsp.br/cev/premio

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