sexta-feira, maio 28, 2004

Marketing Social...

No 2º Encontro de Responsabilidade Social da FGV-EASP neste início de ano, por ocasião do lançamento do Programa "Responsabilidade Social no Varejo" eu tive a oportunidade de ouvir o renomado Consultor e Profº Sr. Antoninho Trevisan. Um dos casos citados, foi a iniciativa dele em companhia de outros conterrâneos de uma pequena cidade de São Paulo em montar uma ONG para combater a corrupção no município, do então prefeito que ficou conhecido pelos desvios na verba destinada à merenda escolar (como descrito no texto abaixo).

A pequena cidade de Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo, tem 11.000 habitantes e apenas uma sala de cinema, atualmente desativada. Se suas dimensões parecem modestas, sua importância simbólica para o país não. Ribeirão Bonito virou referência nacional no combate à corrupção. A história começou quando, diante dos rumores de malversação de dinheiro público na prefeitura, um grupo de cinco ex-moradores do município, incluindo o empresário Antoninho Trevisan, sócio da consultoria Trevisan Auditores e Consultores, de São Paulo, decidiu arregaçar as mangas e investigar o assunto por conta própria. Reunidos em uma ONG, a Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), começaram um trabalho que, depois de envolver o Ministério Público e mobilizar toda a cidade, incluindo o padre, terminou com a cassação do prefeito e de um vereador por improbidade administrativa. A experiência rendeu ainda outro fruto: baseados nela, os membros da associação montaram uma cartilha que ensina moradores de outros municípios a detectar a existência de corrupção nos poderes municipais e ajuda a erradicá-la (leia quadro abaixo). A cartilha foi distribuída em 4.600 cidades brasileiras e, desde o ano passado, já ajudou pelo menos três delas a livrar-se de um punhado de "saúvas" graúdas e esfomeadas.
Para saber mais o site é www.amarribo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Mari.Este blog ficou interessante, vou visitar sempre, ok?


Beijos

Walquiria