segunda-feira, março 01, 2010



FUTEBOL E CARNAVAL















Meu pai sempre dizia " O FUTEBOL E O CARNAVAL TOMAM TEMPO DEMAIS, DOS BRASILEIROS".
Nunca me atrevi a escrever sobre essas duas "Paixões Nacionais", porém um artigo da Lya Luft na Veja desta semana, me deu coragem.
O título do artigo é "ALEGRES E IGNORANTES" e relata a constatação da autora sobre o nível de leitura de nossas crianças e dos adultos também, a falta de conhecimento e alienação de nossa sociedade sobre assuntos importantes, favorecendo um ambiente político corrupto conduzido por governantes má intecionados que manobram partidos e grupos empresariais.
Por morar próximo a uma escola de samba e um estádio de futebol, passei a observar a importância e o tempo que as pessoas dedicam ao carnaval e ao futebol.
Sabemos que manifestações culturais e esportivas fazem parte da vida das pessoas, mas nunca imaginei que junto com esses grupos (dirigentes e participantes de escolas de samba e torcidas organizadas), houvessem tantas pessoas sem ocupação e muitas envolvidas com drogas, crimes e prostituição.
Tirando proveito de verbas destinadas ao Carnaval, arrecadações em eventos, assim como as torcidas organizadas que através de contribuições e outros negócios arrecadam dinheiro, estes que se "auto-intitulam - Dirigentes", não fazem nada de útil e agregam muitos outros desocupados que não querem ter obrigações de acordar cedo e ter que trabalhar e acham mais fácil ficar até de madrugada bebendo ou ingerindo drogas e dormir o dia todo.
Estou falando de pais de famílias que dão péssimos exemplos a seus filhos, e que conseguem sobreviver com os negócios escusos desses grupos (escolas de samba e torcidas de futebol).
Sei que nas escolas de samba do Rio e de São Paulo, existem muitas ações voltadas à comunidade, mas para estas comunidades a preparação dura todo o ano e a importância em suas vidas de uma festa que só dura um ou dois dias, é algo muito exagerado e pouco proveitoso. O evento concentra muita grana na mão de poucos, e os benefícios socias poderiam ser bem maiores.
A importância que damos ao futebol, também permite que esse dinheiro que pagamos nos ingressos, as verbas do Ministério do Esporte, arrecadação de jogos de loteria, além dos patrocínios milionários, só acumulam dinheiro na mão dos cartolas e de alguns jogadores que se destacam, mas quase não há investimentos que beneficiem a sociedade.
Quando a Lya diz em seu artigo que, "somos desinformados, alienados e fúteis" e que "nossos meninos não sabem o nome de seus livros escolares, mas têm na ponta da língua o nome dos jogadores de futebol, cantores de bandas semieróticas e etc". Ela tem toda a razão.
SOMOS UM PAÍS ALEGREMENTE IGNORANTE.
By Mari

Nenhum comentário: