quinta-feira, janeiro 07, 2010

O QUE MUDOU NA ARTE DE COMPRAR E VENDER?




O MUNDO DAS COOPERAÇÕES

Lendo sobre o impasse da aeronáutica e o presidente Lula, que divergem na aquisição dos caças militares, cheguei a uma evidente conclusão.

Estamos na era da globalização, onde a contratação de serviços ou uma simples compra, envolve mais do que nossa necessidade imediata de tal produto ou serviço.

Tá ficando tudo muito complexo.

Em outros tempos fazíamos simples trocas, depois veio a moeda e agora vieram as parcerias. Se voce compra meu produto, voce compra a garantia, o serviço, a tecnologia e etc.

Até um aparelho celular, tem inúmeras estratégias para te fidelizar eternamente. É a troca por outro aparelho mais moderno (da mesma marca) com vantagens de preço sobre os demais concorrentes, são opcionais que voce ganha, aplicativos que baixa pela internet, são serviços em parceria com as operadoras de telefonia, enfim, é muita estratégia para te fisgar. A única coisa que voce precisa fazer, é COMPRAR, COMPRAR... E COMPRAR.
A polêmica da aquisição dos caças, gira em torno das negociações e parcerias que o nosso presidente firmou com o presidente francês, em detrimento com as necessidades reais da aeronáutica brasileira, que prefere fazer a compra baseada nas características técnicas e de custo do equipamento. O xis da questão, é que o presidente francês veio em visita ao Brasil e aproveitou para firmar parcerias e incluir no pacote, a venda dos caças franceses.
O nosso presidente como não soube se sair com diplomacia desta empurroterapia (como Obama faz constatemente), em mais uma, de suas trapalhadas disse amém ao presidente francês e agora está sendo pressionado pelos militares para desistir do negócio (que parece ser vantajoso somente para a França).
O que temos ouvido dos " papagaios de Lula" é que se trata de uma "decisão estratégica e política" do presidente brasileiro e que junto com esta mega-compra, viria a transferência de tecnologia, entre outras coisas que interessam ao país. Mas a constatação, é que cada vez mais, estamos comprando produtos e serviços, agregados a um monte de outras coisas.
As transações de compra e venda entre as empresas (B2B), é um bom exemplo disto.
Estas negociações, envolvem parcerias, garantias (preço, produção e demanda )e as vezes até a interferência direta da compradora, no processo de produção do fornecedor. Como já ocorre com as grandes redes de supermercados, que em alguns casos estabelecem critérios e fiscalização desde a matéria-prima até o processo de produção de seus fornecedores. Além disso, pesa o volume negociado, o preço, a exposição da marca, as parcerias em mídia, a exclusividade e até o fornecimento de produtos, com a marca da rede compradora.
Resumindo, a arte de vender e comprar nos dias atuais, está sendo regida por outros princípios.
By Mari

Um comentário:

Natalie Jorge disse...

Mariliza!
ótimo blog!
Parabéns!