terça-feira, janeiro 05, 2010

DESAFIOS EM UM NOVO EMPREGO


COMO ENFRENTAR A REJEIÇÃO E O MAU-HUMOR DE SEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO?
Quantas vezes iniciamos em uma empresa, onde uma das principais dificuldades, passa a ser a convivência amistosa com seus pares e superiores?
É típico de empresas familiares que os funcionários tenham muitos anos de casa e se tornem muito próximos dos donos, achando que podem agir como tais.
Uma combinação as vezes desatrosa que dificulta a evolução da companhia, porque oferece uma forte resistência a mudanças e as inovações. E sem acompanhar as transformaçõesdo setor, é provável que se transforme em uma empresa antiquada e pouco flexível.
A chegada de novos colaboradores pode ajudar neste processo de modernização, mas a cultura empresarial e a postura de seus proprietários e diretores, também precisa ser revista. Novas premissas e novos conceitos, precisam ser implantados. A transparência e a disseminação da missão, dos objetivos e das metas propostas, podem reverter o processo de acomodação e estagnação do negócio. Todos os colaboradores precisam ser motivados e terem seus papéis bem definidos na organização.
Seria ótimo, se fosse fácil assim. Mas essas transformações são demoradas e muitas vezes, nem tão desejadas por todos.
Por outro lado, o recém-chegado na empresa, pode dispor de larga experiência e poderá contribuir com a modernização de vários processos, convertendo em bons resultados.
Só será necessário muita paciência e perseverança. Não esquecendo, de que todos nós, gostamos de uma certa acomodação. Então, provocar mudanças sempre incomoda.
Portanto apresente propostas consistentes e mantenha o foco em convencer, primeiramente seu superior.
Saiba se integrar sem se impor exageradamente.
Aprenda a ignorar provocações e a rejeição de alguns.
Insista em tratar a todos com simpatia.
Limite-se aos assuntos pertinentes ao trabalho, evitando conversas muito pessoais (as pessoas adoram colher informações para depois usá-las contra você, ao se sentirem ameaçadas).
Pesquise, investigue e descubra muitas coisas, sem precisar perguntar aos mal-humorados.
Eles logo perceberão que não são assim "tão insubstituíveis" . Na realidade ninguém é, pois até o dono do negócio um dia será substituído.
By Mari

Nenhum comentário: