quinta-feira, janeiro 15, 2009

O CAPITALISMO DE PAPÉIS


Sobre sistemas e a crise econômica


Introdução: Economia, nunca foi meu forte, mas estudei esta disciplina somente por um semestre, durante meu curso de Pós-graduação. As informações que acumulo hoje em dia, são as que lemos em revistas e jornais e não dá pra ficar indiferente ao que está acontecendo no mundo. A tal da crise global, está afetando nosso dia-a-dia e resolvi escrever minha impressão (leiga) sobre o assunto.


Acompanhei um período da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), pertencentes ao regime socialista _ e mesmo sendo adolescente eu já sabia que as informações que chegavam para nós desses países, eram distorcidas pela nossa visão capitalista, cheia de preconceitos e de certa forma manipulada. Na verdade a grande maioria dos ocidentais, não conheciam muito sobre o sistema socialista e nem como ele funcionava na prática.
Uma coisa é certa, este sistema já estava ficando ultrapassado frente as aspirações do homem moderno. E aí veio a era Gorbachev, sucumbindo o socialismo ao capitalismo e abrindo as portas deste velho continente para o resto do mundo.
Infelizmente os oportunistas estão sempre no lugar certo na hora certa, é o caso do tal Putin e sua turma, que estavam preparados para abocanhar o poder e não vão largar o osso tão cedo.
Cuba e a China são os exemplos mais próximos de que o socialismo é um sistema falido e que na prática dá muito poder a um pequeno grupo ou a um único líder que se tornam autoritários, corruptos e cheios de regalias, frente a miséria dos demais.

Enfim, crescemos num mundo capitalista e vimos nossos pais lutarem por uma “vida melhor” e acreditamos que este é o único sistema em que as possibilidades são as mesmas para todos dentro de uma sociedade e sempre defenderemos que a liberdade do capitalismo “não tem preço”.

Mas chegou a era da globalização e junto chegou o poder das mega-empresas. E há apenas alguns anos, estas empresas foram às compras e fizeram aquisições em quase todos os setores lucrativos dos países emergentes. Enxugaram as despesas com demissões (de forma gradativa para não gerar polêmicas), mas estavam em busca de maiores lucros. No entanto esqueceram, que sem empregos não há consumo e aí o sistema começa a quebrar. Para ajudar foram às bolsas, abriram capital e super-valorizaram seus patrimônios, só que eram tudo papéis... A bolha estourou e os papéis viraram cinzas e eles continuam a fazer as contas de bilhões que ganharam... bilhões que perderam... e ninguém sabe onde realmente andam esses bilhões.

O que verdadeiramente sabemos, é que na prática as empresas precisam produzir e que precisamos plantar e prestar serviços e empregar pessoas, para que elas possam ter capital, consumir e fazer o sistema funcionar, pois a peça principal desta engrenagem são as pessoas e
não os papéis.

Infelizmente em qualquer regime (seja Capitalista, Socialista, Monárquico, etc.) o que estraga é a ambição do homem, que quando tem o poder não vê limites nem conseqüências. Como dizia Ulisses Guimarães: O PODER CORROMPE


By Mari

Nenhum comentário: