quinta-feira, janeiro 29, 2009
RECONSTRUINDO MEU EGO
É durante a noite que minha mente trabalha livremente. É quando a gente deita pra dormir e vem aquela avalanche de pensamentos e a gente rola pra cá e pra lá e termina passando a noite em claro. É nessa “brainstorming” que tenho grandes idéias ou encontro a solução ideal para meus problemas.
Fases ruins todos nós temos, em algumas parece que chegamos ao fundo do poço e que só um milagre resolveria. Mas é nesses momentos que mais aprendemos o verdadeiro significado de nossa existência. É quando melhoramos nossa capacidade de discernimento e percepção do que realmente importa.
É como diz o incrível Steve Jobs, um dos mais criativos do nosso século, que aos 20 anos fundou a Apple e que esta se afastando da empresa no período de seu maior apogeu devido a um câncer _ “O tempo de vocês está marcado, não o desperdicem vivendo a vida alheia”.
As vezes até uma doença terminal, como o câncer de décadas enfrentado pelo nosso Vice-Presidente da República Sr. José de Alencar, é capaz de nos ensinar de que tudo é possível.
Estou escrevendo tudo isso, porque na última noite tive um "insight" que vai transformar minha vida a partir dos 45 anos, e quero compartilhar com as pessoas. Em geral isto ocorre quando completamos 40 anos, mas estava trabalhando tanto nesta época que nem tive tempo de perceber que estava entrando nos “enta”. Somente agora (devido a vários acontecimentos nos últimos meses), fui obrigada a encarar problemas sérios e enxergar a vida de outra forma. Acho até, que vou escrever um livro num futuro próximo. Uma das sugestões do título já me ocorreu, (a mesma que intitulei esta postagem).
quinta-feira, janeiro 15, 2009
O CAPITALISMO DE PAPÉIS
Sobre sistemas e a crise econômica
Introdução: Economia, nunca foi meu forte, mas estudei esta disciplina somente por um semestre, durante meu curso de Pós-graduação. As informações que acumulo hoje em dia, são as que lemos em revistas e jornais e não dá pra ficar indiferente ao que está acontecendo no mundo. A tal da crise global, está afetando nosso dia-a-dia e resolvi escrever minha impressão (leiga) sobre o assunto.
Acompanhei um período da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), pertencentes ao regime socialista _ e mesmo sendo adolescente eu já sabia que as informações que chegavam para nós desses países, eram distorcidas pela nossa visão capitalista, cheia de preconceitos e de certa forma manipulada. Na verdade a grande maioria dos ocidentais, não conheciam muito sobre o sistema socialista e nem como ele funcionava na prática.
Uma coisa é certa, este sistema já estava ficando ultrapassado frente as aspirações do homem moderno. E aí veio a era Gorbachev, sucumbindo o socialismo ao capitalismo e abrindo as portas deste velho continente para o resto do mundo.
Infelizmente os oportunistas estão sempre no lugar certo na hora certa, é o caso do tal Putin e sua turma, que estavam preparados para abocanhar o poder e não vão largar o osso tão cedo.
Cuba e a China são os exemplos mais próximos de que o socialismo é um sistema falido e que na prática dá muito poder a um pequeno grupo ou a um único líder que se tornam autoritários, corruptos e cheios de regalias, frente a miséria dos demais.
Enfim, crescemos num mundo capitalista e vimos nossos pais lutarem por uma “vida melhor” e acreditamos que este é o único sistema em que as possibilidades são as mesmas para todos dentro de uma sociedade e sempre defenderemos que a liberdade do capitalismo “não tem preço”.
Mas chegou a era da globalização e junto chegou o poder das mega-empresas. E há apenas alguns anos, estas empresas foram às compras e fizeram aquisições em quase todos os setores lucrativos dos países emergentes. Enxugaram as despesas com demissões (de forma gradativa para não gerar polêmicas), mas estavam em busca de maiores lucros. No entanto esqueceram, que sem empregos não há consumo e aí o sistema começa a quebrar. Para ajudar foram às bolsas, abriram capital e super-valorizaram seus patrimônios, só que eram tudo papéis... A bolha estourou e os papéis viraram cinzas e eles continuam a fazer as contas de bilhões que ganharam... bilhões que perderam... e ninguém sabe onde realmente andam esses bilhões.
O que verdadeiramente sabemos, é que na prática as empresas precisam produzir e que precisamos plantar e prestar serviços e empregar pessoas, para que elas possam ter capital, consumir e fazer o sistema funcionar, pois a peça principal desta engrenagem são as pessoas e não os papéis.
Infelizmente em qualquer regime (seja Capitalista, Socialista, Monárquico, etc.) o que estraga é a ambição do homem, que quando tem o poder não vê limites nem conseqüências. Como dizia Ulisses Guimarães: O PODER CORROMPE
By Mari
quinta-feira, janeiro 08, 2009
O QUE ESTÁ POR VIR ?????
Hoje estava lendo um texto que escrevi neste blog, em janeiro de 2007, com o título "VOLTEI A ESCREVER, POIS TEM ME SOBRADO TEMPO EM JANEIRO ". Nele escrevi sobre o que eu estava vivenciando naquela época e as minhas perspectivas para 2007.
Mas este ano começou cheio de surpresas, algumas assustadoras e outras que estão me fazendo pensar muiiiiiiito. Sinto que algo muito importante está pra acontecer em minha vida, mas não consigo saber o que é. Só sei que é algo muito bom e eu tenho que estar preparada.
Tudo aconteceu nestes últimos meses: perdi meu emprego, fiquei sem grana, arrebentaram meu carro no Natal (foi pra oficina de guincho, mas o importante é que ninguém saiu ferido), mas tenho muita saúde, bom humor e sou persistente. Quero continuar a ter otimismo, pois sei que tudo que passamos é aprendizagem nesta nossa vidinha, e alguma coisa boa eu tenho que tirar disso tudo.
Talvez seguir aquela voz que vive me alertando que sou incrédula demais, cética demais... que só quero acreditar naquilo que enxergo na minha frente, é a mesma voz que me repete insistentemente que "EU PRECISO ENXERGAR MAIS ALÉM..."
Ai que meda!!! rs
By Mari