segunda-feira, junho 13, 2005

INDEPENDÊNCIA E SOLTEIRICE TÊM SUAS VANTAGENS...

Renda de mulheres que vivem sozinhas é 62% maior que a de casadas

As mulheres que vivem sozinhas não têm do que reclamar se o assunto for finanças. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro aponta que a renda das mulheres sozinhas --viúvas, solteiras e descasadas-- no Brasil é 62% maior que a das casadas.
De acordo com a pesquisa, as maiores diferenças são encontradas em rendas vindas de aposentadorias e pensões públicas e nas transferências privadas que incluem pensões alimentícias.
A maior participação feminina no mercado de trabalho, o direito previdenciário, e o direito da família também aparecem como causas da diferenças de renda.
Viúvas e as chamadas "solteironas", que nunca viveram com ninguém, têm maiores rendas de pensões e aposentadorias, por direitos adquiridos de maridos ou de pais. Já as descasadas e solteiras são as quem obtêm as maiores rendas por meio do trabalho.
A pesquisa comparou, principalmente, dados dos censos demográficos de 1970 e 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: