quinta-feira, setembro 15, 2005

ÉTICA


Uma Questão de Ética Posted by Picasa


A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. A necessidade e exigência da sociedade atual têm por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito.
Pretende-se o bem-estar em todas as áreas que afetam a vida de cada um. Como tal, os deveres de respeito e consideração devem ser aplicados e exigidos não só nas relações pessoais como também naquelas que são estabelecidas a nível profissional.
A ética deve ser uma premissa do mercado de trabalho. Não se trata de uma questão teórica, pelo contrário, deve ser uma questão prática. Mais do que os próprios atos, os exemplos são muito importantes. A postura ética constrói ou destrói a reputação de uma empresa. A adoção de um comportamento ético consagra valor à imagem da organização.
A consciência de que as ações e decisões podem afetar e ter repercussões negativas na vida de outros deve estar presente em cada um de nós.
Numa empresa a obtenção do lucro não deve ser posta em cima da ética. Nada justifica ultrapassar os valores morais e éticos. O profissional, enquanto pessoa, deve pensar e decidir não só com vista no lucro, mas apoiado na ética. Esta deve ser presença constante nos negócios que se realizam e, sobretudo, nas relações que se estabelecem.
O modelo deve ser dado pelo líder. Os seus colaboradores irão seguir o seu exemplo. A atuação baseada em princípios éticos é uma manifestação da responsabilidade social da empresa.
A ética posta em prática revela-se na própria constituição da empresa e no ambiente de trabalho saudável e benéfico à realização da vida profissional de cada pessoa.
A adoção de padrões de conduta ética é uma exigência cada vez mais presente. A ética é aquilo que você faz e o que a sua empresa pratica.

Fonte: http://expressoemprego.clix.pt/

Comentário: O DIFÍCIL É VER ESSA PRÁTICA, NO DIA-A-DIA DAS EMPRESAS

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi,
Just found your site...must take a lot of time? I need to spend more time on my anorexia site that deals with eating disorder management maybe someday I will have more time!