terça-feira, maio 03, 2005

INSTABILIDADE PROFISSIONAL


Demissão pode se tornar uma grande oportunidade", diz consultora


Demissão. Quem já passou por isso sabe que a perda do emprego pode ter o mesmo impacto de uma separação ou da descoberta de uma doença sem cura. A notícia traz uma enxurrada de pensamentos. Onde foi que errei? O que minha família vai dizer? Como vou pagar as contas a partir de agora? Quando vou conseguir um novo trabalho?

No programa "Trabalho" desta sexta-feira, a consultora em carreiras Vicky Bloch ensinou como superar esse trauma. Para isso, descreveu o ciclo natural desse processo tão difícil.

"A perda de um emprego não deixa de ser uma ruptura na vida. Essa situação traz um conjunto de emoções. A primeira sensação é tentar se livrar desse problema como se não fosse seu. A pessoa finge como que não viu", explicou Vicky. "É a negação, uma forma de se proteger."

"Graças a Deus, fui demitido!"

Depois, vem a sensação de alívio. "A pessoa diz: 'graças a Deus que tomaram essa decisão, eu não agüentava mais trabalhar lá'. Mas ela não fala isso porque está feliz, mas porque se vê livre daquela sensação que antecede a demissão, por exemplo, quando há sinais de que vai ser demitida ou está sendo posta de lado."

O medo e a raiva aparecem depois. Em seguida, vem a barganha. A pessoa que foi demitida pede para continuar na empresa até terminar o projeto que está tocando e diz que, se no final houver uma posição, mesmo menor, ela fica. "Quando a gente percebe que nada disso muda a situação em que estamos, a tendência é ficar deprimida", contou Vicky.

"Todas essas emoções acontecem durante o processo e são naturais. Mas é necessário administrar a sensação de insegurança, de raiva, de tristeza. Para isso, é preciso ver que você tem um valor."

Encontre um foco

A demissão pode até se tornar uma grande oportunidade. "A pessoa acaba parando para pensar no que quer da vida. Quantas vezes você fica sabendo de alguém que saiu de uma empresa e agora está melhor ainda do que antes? Não é que a empresa anterior era ruim, mas essa pessoa teve tempo de refletir, se reposicionar e achar uma alternativa que parece tê-la tornado mais feliz."

A volta por cima tem como peça-chave a construção de um cenário futuro, ensinou a consultora. Antes de se lançar de novo no mercado, encontre um foco.

"Tem que entender o que aconteceu com você, revisitar seu patrimônio profissional -competências, projetos que deram resultado... E para fazer isso acho válido contar com uma pessoa que você admire. Só assim você enxergará o próximo passo, que pode ser continuar na mesma área, abrir um negócio próprio, fazer consultoria, trabalhar por projetos..."

Para descobrir se é hora de promover uma grande mudança na carreira, você pode fazer duas perguntas básicas. A primeira é: ainda tem o que aprender na área em que atuava? Depois, questione se ainda gosta do que fazia.

Ninguém está livre

Vicky lembrou ainda que estar desempregado não é mais carregar um rótulo de profissional ruim. "Num processo de aquisição e fusão você troca pessoas e não necessariamente elas são incompetentes", comentou.

Todo mundo está sujeito a essa perda e deve estar preparado. "Até 20 anos atrás havia um contrato psicológico entre pessoas e empresas dizendo que, dando lealdade, você tinha segurança. Hoje temos um mercado diferente, em que o cliente é o dono do seu emprego. Você só tem segurança na sua capacidade de estar com as competências, o conhecimento e a rede de relacionamentos atualizados para, na hora em que quiser ou precisar, fazer mudanças ou uma transição mais rápida."

Fonte: Uol
Posted by Hello

Nenhum comentário: