quarta-feira, maio 11, 2011

O VALE TUDO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Estou perto de completar 30 anos de trabalho e em todos estes anos, me deparei com desvios de recursos nas empresas brasileiras. Seja através de subornos ou pessoas tentando levar vantagens com negociações em benefício próprio.
No início achei que estava na empresa errada, mas o tempo foi passando e percebí que as situações se repetiam em outras empresas. Parecia até banal, se não fosse tão grave.
Na verdade há uma linha muito tênue, entre começar a participar destas operações ilícitas, motivado pela situação ou por pessoas, achando que será uma única vez . Puro engano!
Se a primeira vez der certo, a pessoa vai fazer cada vez mais. E nunca mais vai parar.
Vai até achar, que merece este lucro e vai se sentir muito mais esperto que seus pares. Essa sensação de grana e poder é uma combinação viciante. Esse comportamento vai se repetir em todas as empresas em que este cidadão trabalhar, em geral eles são brilhantes em suas funções, mas o ciclo é realmente vicioso.
Para aqueles que nunca se atreveram a participar de nada ílicito, seja por princípios ou por acreditar que cedo ou tarde terá que pagar um alto preço, é difícil se manter no emprego. Você sofre discriminação e é excluído das conversas e negociações. Se o fraudador for seu chefe? A coisa fica pior ainda. Ou ele precisa acreditar que você é burra ou que não tem escrúpulos. Do contrário, ele vai te afastar.
Quando o emprego é muito necessário e o assunto não envolve você diretamente, a gente finge que não vê.
Mas quando você chega num nível de gerência, e é responsável por negociações, contratos e compras com o dinheiro da empresa ou de terceiros, o assédio é quase imoral. Todo mundo que já estava acostumado a levar sua parte no bolo na gestão anterior, não se conforma de perder a boquinha. E é então, que começa o complô para te puxarem o tapete, ou te excluir do grupo.
Mesmo que você seja dequelas pessoas que não se metem no departamento dos outros, se mantém o mais discreta possível fazendo seu trabalho com seriedade e transparência, sem perder o foco nos resultados. Ainda assim eles vão te notar e se incomodar. E vão fazer de tudo para te tirarem do jogo. Está ficando quase impossível encontrar uma empresa, onde não existam estes "esquemas". Muitas vezes isso se dá pela ausência do proprietário ou sócios no comando das empresas, pela dificuldade de se implantar um sistema de gerenciamento eficaz, que não permita tantas brechas para os "Gersons da Vida", que só querem levar vantagem. E o pior, é que esta concepção de "levar vantagens" está sempre acima de qualquer coisa (profissionalismo, amizade, prejuízo da empresa, etc.).

By Mari

Um comentário:

vandamis disse...

Olhe quando somos honestos, e tivemos aquela educação e respeito ao próximo, custamos acreditar nestes seres que são desumanos, e só o ter é que importa, sou funcionaria pública federal, e acontece a mesma coisa no serviço publico....a gente fica doente de ver as coisas que acontece, entra anos e anos, eu fico na esperança que o um dia,o próximo governo tome
as rédeas,mais as vezes fica pior.
Não vejo solução,não tenho esperança de que dia aconteça mudanças de valores.Pois o homem esqueceu que Deus vê tudo,devemos rezar por estes....