sexta-feira, maio 21, 2010

QUAIS OS SEUS VALORES? DÁ PARA SER ÍNTEGRO E VERDADEIRO EM TODOS OS MOMENTOS?


Tem se falado muito em CIDADANIA, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE e SOLIDARIEDADE.
Mas na prática a gente vê muito poucas atitudes, que justificaria essas preocupaçãoes.
Se cada indivíduo _ agora me refiro ao cidadão brasileiro com quem tenho mais contato_ revelasse seus valores através de atitudes positivas no trabalho, na residência, no lazer, na escola, na política... enfim, em todos os ambientes de seu convívio. Nossa sociedade estaria bem melhor estruturada.
Muitas vezes as pessoas deixam de ser verdadeiras e fiéis aos seus princípios.
Ajustamos nosso comportamento, de acordo com o ambiente que frequentamos.
Nos deixamos influenciar pelo comportamento do grupo.
E quantas vezes, não nos surprendemos com algumas de nossas atitudes?
Eu me pergunto ao final de todos os dias, se estou fazendo o que realmente me faz feliz?
Quantas vezes fico aborrecida com atitudes desleais e mesquinhas no meu trabalho e me calo, tentando encontrar qual a melhor maneira e o melhor momento de resolver o problema que surge.
Nas ruas me surpreendo com pessoas estressadas e aflitas no volante, que perdem o respeito pela vida de outras, por motivos fúteis.
Agressões covardes a crianças, animais... o que dirá ao meio ambiente?
A banalização do sexo nas novelas, no comportamento da nova geração... me sinto uma "velhinha" tentando resistir com meus princípios e valores.
Mas tento ser eu mesma em todos os momentos:
  • Quando evito consumir o que não vou precisar (para que colecionar, sapatos, óculos ou relógios?);
  • Quanto evito produzir muito lixo (para que tanta coisa descartável ?);
  • Quando separo o lixo para reciclagem em minha casa;
  • Quando ajudo alguém a atravessar a rua;
  • Quando me posiciono contrária a uma atitude desonesta ou mesquinha do meu grupo ou empresa... mesmo que isso possa me custar uma retaliação.
Mas para tudo, se dá um jeito.
E agindo corretamente, seguindo meus princípios e valores, eu me sinto mais feliz.
E isso não há "dinheiro ou cartão que pague".
FAÇA A DIFERENÇA, SEJA AUTÊNTICO.
By Mari

Nenhum comentário: