quinta-feira, setembro 24, 2009

VIVER A VIDA


A Vida é feita de detalhes...
é um curto espaço de tempo a nós concedido,
nesta eternidade do universo.
Cada minuto é precioso. As vezes desperdiçado na rotina do dia-a-dia, nos dias de depressão, nas mágoas desnecessárias, nos desejos não realizados...
mas só percebemos, quando descobrimos que amanhã poderemos não ver mais o azul do céu, nem sentir a brisa do mar, nem o doce da manga, nem respirar teu cheiro...
Só nos resta uma certeza .
A morte é definitiva e cruel.
É preciso saber viver.
By Mari

segunda-feira, setembro 21, 2009

VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE

Foto: Eu na Amazônia ao lado de uma grande árvore, que sobrevive as cheias e ao período de seca de forma exemplar.

DIA 21 DE SETEMBRO É DIA DA ÁRVORE


Desde criança, sempre senti as árvores como seres vivos admiráveis
Seres independentes (alimentam-se e sobrevivem sem precisar de nenhuma ajuda nossa, apenas da mãe natureza)

Seres benéficos e harmoniosos (só oferece benefícios aos outros seres e mantém a harmonia no seu habitat)

Seres grandiosos e longevos (nascem pequeninas e se tornam gigantes, vivendo por centenas de anos)


Gostei deste passo-a-passo direcionado as crianças e copiei no meu blog:


1º passo
Escolha da muda
Antes de plantar sua muda, é importante saber qual o melhor local para ela, já que algumas espécies precisam de sol outras de sombra, algumas de umidade e outras de um solo árido. Escolha uma mudinha e veja qual seu habitat favorito.


2º passo
Local
Para começar, precisamos escolher um lugar seguro para sua árvore crescer muito bem, com espaço para sua copa, longe de casas e fiação elétrica. Jardins, parques e praças são lugares perfeitos. Nesses lugares, o solo é mais rico em nutrientes.

3º passo
Fazendo o buraco
Vamos fazer um buraco de mais ou menos meio metro de profundidade. Se formos plantar mais de uma árvore, temos que dar uma distância de no mínimo três metros entre elas, certo? Assim sua copa terá bastante espaço para crescer



4º passo
Plantio
Toda muda vem dentro de um saco plástico, vamos retirá-lo com cuidado para não desmanchar o torrão. Colocamos a muda no buraco e vamos cobrir de terra até a superfície. A muda precisa estar no nível do chão e bem retinha. Não podemos cobrir seu caule, tudo bem?



5º passo
Vala para água
Em volta da muda, vamos fazer uma vala em círculo. Esta vala vai ajudar a muda a captar água da chuva. Vamos agora regar bastante, mas não encharcá-la!

6º passo
Cuidados
Se sua muda estiver um pouco tombada, vale colocar uma estaca de madeira ao seu lado e amarrá-la com linha ou barbante, assim ela tem um apoio para crescer bem. Quando o tempo estiver seco, vamos regá-la a cada quatro dias, certo?



7º passo
Prontinho!
Nossa muda está pronta para crescer e se tornar uma linda árvore. Nossa amiga para o pic do pega-a-pega, para o esconderijo do esconde-esconde ou para um cochilo no meio da tarde. Boa plantação, pessoal!

Atividade desenvolvida e cedida pela Casinha na Árvore

quinta-feira, setembro 10, 2009

A VIDA NÃO É JUSTA !!! Aprenda a ser feliz assim mesmo

Refexão

Depois de muito pensar e raciocinar nos últimos seis meses, cheguei a uma SURPREENDENTE CONCLUSÃO - A VIDA NÃO É JUSTA E NUNCA VAI SER !!!

Se voce é uma daquelas pessoas que reclamam dos infortúnios da vida, saiba que está perdendo seu tempo, e não é se fazendo de vítima que as coisas vão melhorar.
Em situações difíceis as pessoas lêm livros e arrumam mais tempo para prestar atenção nos detalhes, que comumente passam despercebidos na correria do dia-a-dia. Foi o que aconteceu comigo nesses infindáveis meses.
Sempre fui uma pessoa muito ativa e de pensamentos acelerados. Não consigo me imaginar pensando a esmo. É como se cada pensamento meu, tivesse que resultar em algo útil e proveitoso.
Sobra tempo e tenho lido vários livros, principalmente livros de auto-ajuda e biografias, porém com um olhar analítico e desconfiado. _ Essa desconfiança é nata em minha personalidade, no fundo é um grande medo de parecer ingênua demais_ .
Mas resumindo... tenho tido muito tempo para pensar, analisar e raciocinar e cheguei a algumas conclusões, que para mim são descobertas sobre alguns dilemas Humanos...

POR QUE ALGUMAS PESSOAS TÊM MAIS SORTE QUE AS OUTRAS?? O esforço ajuda, mas é inegável que algumas pessoas são sortudas.

POR QUE NÓS LUTAMOS COM TANTA DIFICULDADE PARA CONQUISTAR AS COISAS AO LONGO DA VIDA, E ALGUMAS PESSOAS QUE CONHECEMOS RECEBEM AS COISAS TÃO FACILMENTE, MUITAS VEZES AINDA JOVENS E APARENTEMENTE SEM FAZER NENHUM SACRIFÍCIO?
Qual será o segredo dessas forças do Universo que conspiram no destino de cada um de nós??

NOS ESFORÇAMOS PARA SERMOS HONESTOS E JUSTOS, PORÉM VEMOS PESSOAS SEM ESCRÚPULOS E PRINCIPALMENTE POLÍTICOS, EM SITUAÇÃO BEM MAIS PRIVILEGIADA QUE A NOSSSA. COMO EXPLICAR A FRASE DE QUE, "É DANDO QUE SE RECEBE"?
Ser certinho neste País, torna nossa vida ainda mais difícil. Como explicar isso aos nossos jovens???

POR QUE ALGUMAS PESSOAS VÃO PASSAR O RESTO DE SUAS VIDAS FAZENDO DIETA E EXERCÍCIOS PARA ESTAREM BEM, E OUTRAS VÃO SER ETERNAMENTE MAGRINHAS E ESBELTAS????
Obesidade é herança genética, é problemas com a tiróide, e gostar muito de comer... enfim quanto mais gordinho, maiores serão os sacrifícios.

POR QUE NASCEMOS CRIANÇAS FELIZES, BELAS E DESPREOCUPADAS E ENVELHECEMOS E MORREMOS A CADA DIA? VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM MORRER FELIZ?
Até o milagre da vida, parece ser injusto e cruel, nos condenando a uma morte certa.
Ao observar uma simples flor, que desabrocha colorida e viçosa e depois de alguns dias, murcha e apodrece! É onde voce pode encontrar a resposta.

A VIDA NÃO É JUSTA!!! E NUNCA SERÁ!!! ... ENTÃO APRENDA A SER FELIZ SEM SE LAMENTAR, NEM PERDER TEMPO!!!
Eu nunca vi ninguém morrer feliz e acho que o sofrimento existe para nos desafiar! Então Lute Sempre!!! e sinta bastante prazer com suas vitórias.

1 - PENSE POSITIVO E AGRADEÇA POR TUDO QUE VOCÊ TEM, POIS DEVEM TER PESSOAS EM SITUAÇÕES BEM PIORES QUE VOCE E SUA FAMÍLIA.
Como dizem alguns autores de livros de auto-ajuda, "PENSAR POSITIVO ATRAI COISAS BOAS ", então não custa tentar.

2 - OLHE-SE NO ESPELHO E VEJA O QUE VOCE PODE FAZER POR VOCE. COMO MELHORAR SUA APARÊNCIA E SEUS RELACIONAMENTOS!
Afinal, vivemos em sociedade e a aceitação das pessoas na família, no trabalho e nos círculos de amizade, conta muito e nos faz feliz. Provavelmente voce terá mais chances de ser convidado para uma festa. Afinal, as pessoas gostam de companhias com alto-astral e bem humoradas.

3 - CAIA NA REAL, O TEMPO ESTÁ PASSANDO!!! E MESMO QUE VOCE ACHE QUE SEM EMPREGO E SEM DINHEIRO NÃO DÁ PRA SE FAZER NADA???
Ponha a cara na rua, pois em casa ou em frente a televisão voce não consegue nada MESMO!!! Não deixe de ver o dia nascer e o sol se pôr, pois a sua SURPRESA pode estar lá fora amanhã... ou depois de amanhã.

Não perca a esperança e nem deixe de aproveitar o seu dia, pois a vida é só esta que você está vivendo agora!!!

E só voce, pode fazer ela, VALER A PENA!!!

Texto By Mari