segunda-feira, setembro 21, 2009

VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE

Foto: Eu na Amazônia ao lado de uma grande árvore, que sobrevive as cheias e ao período de seca de forma exemplar.

DIA 21 DE SETEMBRO É DIA DA ÁRVORE


Desde criança, sempre senti as árvores como seres vivos admiráveis
Seres independentes (alimentam-se e sobrevivem sem precisar de nenhuma ajuda nossa, apenas da mãe natureza)

Seres benéficos e harmoniosos (só oferece benefícios aos outros seres e mantém a harmonia no seu habitat)

Seres grandiosos e longevos (nascem pequeninas e se tornam gigantes, vivendo por centenas de anos)


Gostei deste passo-a-passo direcionado as crianças e copiei no meu blog:


1º passo
Escolha da muda
Antes de plantar sua muda, é importante saber qual o melhor local para ela, já que algumas espécies precisam de sol outras de sombra, algumas de umidade e outras de um solo árido. Escolha uma mudinha e veja qual seu habitat favorito.


2º passo
Local
Para começar, precisamos escolher um lugar seguro para sua árvore crescer muito bem, com espaço para sua copa, longe de casas e fiação elétrica. Jardins, parques e praças são lugares perfeitos. Nesses lugares, o solo é mais rico em nutrientes.

3º passo
Fazendo o buraco
Vamos fazer um buraco de mais ou menos meio metro de profundidade. Se formos plantar mais de uma árvore, temos que dar uma distância de no mínimo três metros entre elas, certo? Assim sua copa terá bastante espaço para crescer



4º passo
Plantio
Toda muda vem dentro de um saco plástico, vamos retirá-lo com cuidado para não desmanchar o torrão. Colocamos a muda no buraco e vamos cobrir de terra até a superfície. A muda precisa estar no nível do chão e bem retinha. Não podemos cobrir seu caule, tudo bem?



5º passo
Vala para água
Em volta da muda, vamos fazer uma vala em círculo. Esta vala vai ajudar a muda a captar água da chuva. Vamos agora regar bastante, mas não encharcá-la!

6º passo
Cuidados
Se sua muda estiver um pouco tombada, vale colocar uma estaca de madeira ao seu lado e amarrá-la com linha ou barbante, assim ela tem um apoio para crescer bem. Quando o tempo estiver seco, vamos regá-la a cada quatro dias, certo?



7º passo
Prontinho!
Nossa muda está pronta para crescer e se tornar uma linda árvore. Nossa amiga para o pic do pega-a-pega, para o esconderijo do esconde-esconde ou para um cochilo no meio da tarde. Boa plantação, pessoal!

Atividade desenvolvida e cedida pela Casinha na Árvore