sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Comunicação e Motivação - Palavras chaves na gestão de pessoas



Ontem participei de uma palestra de Endomarketing, onde foram discutidos os métodos atuais de integrar funcionários e promover um ambiente saudável nas empresas.

Falou-se da época do telex, do precário sistema de telefonia de 20 anos atrás e dos recursos atuais dos meios de comunicação.
Hoje manter-se informado é uma obrigação. As notícias são disseminadas em segundos para todo o planeta, via internet. Tudo é em tempo real.

Na verdade, a informação tornou-se um fator extremamente importante na última década. Nas organizações, o sistema de comunicação interno e externo pode se tornar um aliado estratégico que implica diretamente na imagem e posicionamento da empresa ou entidade.

  1. Primeiramente a empresa precisa conquistar seu público interno, difundindo de forma clara sua filosofia e objetivos.
  2. Deve atribuir a cada funcionário sua importância dentro da organização, suas responsabilidades com a equipe e comprometimento com os resultados finais.
  3. Adotar um sistema eficiente de comunicação, que mantenha seus funcionários em contato e abastecidos com informações atualizadas sobre o setor.
  4. Investir em ações criativas para motivá-los e promover a integração de todos.

Programas de endomarketing e de responsabilidade social, já são comuns na maior parte das grandes empresas. Em geral estes Programas têm o mesmo objetivo - humanizar as empresas promovendo um ambiente de trabalho agradável, integrar e desenvolver seus funcionários, conceder benefícios e ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Um relacionamento muitas vezes estendido à seus familiares, comunidades vizinhas, colaboradores e fornecedores, que também exercem papel importante em todo o campo de atuação da companhia .

Programas de marketing de incentivo que antes eram direcionados somente às áreas de vendas, hoje se estendem a todos os departamentos. E como boa parte de nossas vidas, passamos no ambiente de trabalho, podemos aprender com os sociáveis golfinhos - a viver se divertindo - ( citado na palestra pelo Prof. Julio Pires).

Assim continuo a me comunicar neste blog, e visito um monte deles. Pois acredito nesta poderesa ferramenta de troca de informações.

Texto de minha autoria em 09/02/2007

Nenhum comentário: