domingo, agosto 21, 2005

ANJOS OU DEMÔNIOS?


Avril Lavigne Posted by Picasa - que se diz rockeira, e está vindo ao Brasil para delírio dos adolescentes.

É quase impossível ficar imune na Internet, a essa febre que se chama Avril Lavigne. Com um marketing pessoal bem dirigido, ela faz o estilo de quase todos os adolescentes da atualidade. Coloca uma rebeldia sem causa em suas músicas e muita auto-piedade. Essa identificação se fortalece com a prancha impecável nos cabelos, os olhos borrados é as poses irreverentes para as fotos. Tudo comercialmente calculado.
Assim se constrói um ídolo nos dias de hoje, ainda que ele venha se revelar totalmente o oposto, como foi o recente caso da cantora Britney Spears, que não aguentou viver o papel de pop star ideal e jogou tudo para o ar, para relaxadamente gordinha, viver sua gravidez.
Na adolescência precisamos de ídolos, queremos identificar e firmar nossos ideais, e esse ídolo torna-se nosso porta voz. Seja no esporte, na música, na literatura, na dramartugia, na política, enfim, em qualquer área que tenha expressão e reúna através da mídia um monte de seguidores.
Qual o sentido disso? Nunca saberemos.
Sabemos sim, que essa fase passa. Como passou para todos nós, que já atingimos o "concreto" da idade adulta. A única dúvida que fica é a autenticidade desses ídolos, que hoje são fabricados com um único objetivo; o comercial.
Do que terão saudades nossos adolescentes de hoje, quando forem pais? Que argumento darão à seus filhos, quando perguntados sobre as ações honrosas de seus ídolos no passado?
Os ídolos de hoje são aqueles apresentados pela mídia, sem talento, sem conteúdo, sem atitude... sem acrescentar absolutamente nada.
Tenho saudades das manifestações estudantis, onde pedimos as Diretas Já, o impeachment do Collor, das música do Tom Zé, de Airton Senna, da Magic Paula, da TV Pirata... Saudades de ter uma causa. Uma causa verdadeira, que faça sentido e que inspire nossos jovens a brigar novamente.
A luta contra corrupção seria uma boa causa, mas faltam os ídolos que empunhem essa bandeira.

Nenhum comentário: